Destaque Dieta Nutrição Saúde

O que são sementes oleaginosas?

03/02/2017

O que são sementes oleaginosas? Embora o termo faça referência aos vegetais dos quais é possível extrair óleo, habitualmente nós costumamos chamar de oleaginosas as frutas compostas por uma casca rígida e uma semente quase sempre comestível.

As sementes oleaginosas são responsáveis por reduzir as concentrações sanguíneas do colesterol ruim – o LDL- e os triglicerídeos, reduzir a pressão arterial e os processos inflamatórios, além de colaborar para a perda de gordura abdominal (controle e perda de peso).

 

oleaginosas

 

Também há estudos relacionando o consumo de oleaginosas ao controle do Diabetes. Dentre elas, estão: Castanha do Pará, castanha de caju, nozes, avelã, amêndoas, pistache e amendoim. As oleaginosas são ricas em muitos nutrientes, sendo fonte de proteínas, gorduras boas (como a gordura monoinsaturada e a gordura poli-insaturada), fibras, vitamina E, magnésio, selênio, zinco e manganês,  entre outros.

São alimentos que auxiliam na inativação de radicais livres, por isso as sementes oleaginosas são importantes para a estética da pele, cabelos e unhas  (selênio, vitamina E) e para o retardamento do processo de envelhecimento geral do organismo. Além disso, elas colaboram para a sensação de saciedade,  melhoram o humor e a tensão pré-menstrual (magnésio).

Oleaginosas são ótimas para quem quer

emagrecer ou aumentar a massa muscular.

Além de seus diversos benefícios para a saúde, elas podem ser usadas tanto para o emagrecimento como para hipertrofia (aumento de massa muscular). Consulte um nutricionista e saiba quanto e qual delas consumir.

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!