Nutrição

Alimentação da Gestante

27/10/2016

ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE

Durante a gestação, existem nutrientes imprescindíveis que contribuirão para o feto crescer e se desenvolver de forma saudável. Por este motivo, é importante que a alimentação da gestante seja mais frequente e que em cada lanche e refeição, ela explore e forneça esses nutrientes para seu bebê.

 

A alimentação da Gestante: A base para um desenvolvimento saudável

FERRO: encontrado em carnes, fígado, ovos, feijão e verduras (espinafre, por exemplo). Para melhor absorção do ferro pelo organismo, consuma na mesma refeição alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e saladas (como o tomate).

ÁCIDO FÓLICO: encontrado em vegetais verde escuros (espinafre, couve, brócolis), cereais e frutas cítricas. O cozimento pelo microondas e altas temperaturas destroem o ácido fólico. Prefira cozinhar no vapor.

ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE

VITAMINA C: A vitamina C é importante, pois, atua na formação do colágeno, que compõe os vasos sanguíneos, a pele, a cartilagem e os ossos. Além disto, a vitamina C aumenta a capacidade absorção do ferro e fortifica o sistema imunológico do futuro bebê. Encontrada nas frutas como kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi e nas hortaliças (brócolis, pimentões, tomate, couve-flor).

ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE

B6: é fundamental para o ganho de peso do feto, assim como o crescimento do mesmo. Encontrada no trigo, milho, fígado, frango, peixe, leite e derivados, leveduras.

MAGNÉSIO: O magnésio é um nutriente também importante, já que ajuda no crescimento dos tecidos do corpo. Encontrada nas nozes, soja, cacau, frutos do mar, cereais integrais, feijões e ervilhas.

CÁLCIO: deve ser reforçado no terceiro trimestre, já que o bebê precisa para a sua formação óssea (dentes e ossos). Além disso, auxilia na contração muscular e batimentos cardíacos. Já a mãe precisa para manter as unhas fortes, os dentes sem cáries, evitar gengivite e câimbras, além de ajudar na produção de leite após o parto. Encontrado em leites e derivados, peixes, vegetais, gema de ovo e cereais integrais.

VITAMINA D: A vitamina D é fundamental para a fixação do cálcio nos ossos, por isso também deve ser reforçada a partir do terceiro trimestre de gestação. Encontrada em leite enriquecido, manteiga, ovos e fígado. O banho de sol é essencial para que essa vitamina auxilie na fixação do cálcio nos ossos.

VITAMINA A: ajuda no desenvolvimento celular, cerebral e ósseo e na formação dentária do feto e na imunidade da gestante. É encontrada no leite e derivados, gema de ovo, fígado, laranja, mamão, couve e vegetais amarelos.

VITAMINA E: Mantém a integridade das células que transportam oxigênio. A vitamina E está nos óleos vegetais, no milho, grãos e sementes.

NIACINA (VITAMINA B3): mantém a vitalidade das células maternas e fetais e estimula o desenvolvimento cerebral do feto. É encontrada em verduras, legumes, gema de ovo, carne magra, leite e derivados.

TIAMINA (B1): também estimula o metabolismo energético do feto e da mãe. É encontrada em carnes, cereais integrais, frutas, ovos, legumes e leveduras.

A gestante não deve comer por dois, mas consumir pelos dois os nutrientes essenciais para a saúde da mamãe e do bebê. A palavra-chave é qualidade, e não quantidade.

Confira mais dicas de alimentação na minha página.

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!