A tradicional receita do macaron e onde comer o melhor da cidade (em Paris)
21/05/2014
O macaron nasceu na Itália e foi levado para a França, no século XVI, pela corte de Catarina de Médicis, esposa do rei Henrique II da França. Em um primeiro momento, a receita foi mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. O convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy, foi o primeiro local a fazer os biscoitinhos na França, mas após a Revolução Francesa em 1789, os macarons passaram a ser produzidos em todo o país.
Os macarons da Patissérie Ladurée são considerados uns dos melhor de Paris. A loja foi inaugurada em 1862, mas apenas no século XX foi criada pelo patisseur Pierre Desfontaines a versão final do macaron: dois suspiros colados por um recheio cremoso.
A briga pelo melhor macaron fica entre o Ladurée e a Pierre Hermé. Hermé era chefe executivo do Ladurée e, ao ver que estava ganhando fama, abriu sua própria doceria e é o responsável por um dos melhores macarons do mundo.
Enquanto os macarons da Ladurée são mais tradicionais, com sabores mais comuns e menos recheio, os de Pierre Hermé tem sabores mais exóticos e combinações diferentes. Quem já provou garante que o de caramelo com flor de sal vale cada mordida. E cada euro gasto, já que o doce não é nada barato.
Você não precisa viajar até Paris para provar essa delicia, confira a receita do macaron aqui:
-125g de farinha de amêndoas
-125g de açucar de confeiteiro
-3 claras
-125g de açucar refinado
-geléia de framboesa a gosto
-corante vermelho em gel a gosto
Modo de Preparo:
Peneire as amêndoas junto com o açúcar de confeiteiro. Reserve. Leve as claras e o açúcar ao banho-maria até atingirem 40ºC (até que o açúcar se dissolva). Bata as claras com o açúcar. Com uma espátula, misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro peneirados. Adicione o corante em gel.
Forre uma assadeira com um tapete de silicone. Coloque a massa dos macarons num saco de confeitar com bico perlê e pingue os macarons sobre a assadeira preparada. Leve ao forno a 90ºC por 10 minutos.
Aumente a temperatura para 120ºC e deixe por mais uns 20 a 25 minutos. Retire do forno, espere resfriar bem para desenformar. Pressionando com o dedo, afunde ligeiramente o meio da base do macaron e com um saco de confeitar coloque o recheio. Una de dois em dois como bem-casados. Para o recheio, use geléia de framboesa a gosto.
————————————————————————————–
Dica: Para quem é de Lajeado ou região e quer comprar macarons deliciosos indico a Crème Vanille que faz macarons sob encomenda, tem vários sabores. Além disso eles tem uns kits presenteáveis super fofos(esses macarons da foto abaixo são de lá). Confira a fanpage: Crème Vanille Pâtisserie
Bisous! =P
8 comentários
Que receita legal!!
Amo macarrons! Sempre que posso saio em busca de confeitarias, cafés e etc, em busca de diversos sabores.
Acabei de conhecer a Ladurée de Paris, e fiquei surpresa com a qualidade dos macarrons (é diferente da unidade de SP) e me encantei absurdamente pelo lugar! Recomendo!
Amei o post, Julia!!
Beijos!!
Oi Evee! Nem sabia que tinha em SP. =) Bom saber. <3 Beijoooo.
Os da Fauchon são melhores que laduree na minha opinião
esses eu não provei Camilaaaa! Bom motivo pra voltar a Paris! <3 Beijocas.
Parecem deliciosos e eu tenho a maior vontade do mundo de provar. 🙂
Bjs, Mille
Coisa Phynna – http://coisaphynna.blogspot.com.br
Huuum, deliciosos mesmo. <3 Beijocas.
Que legal, eu nunca havia visto a receita dos macarons! Nunca comi mas também não tenho vontade, talvez porque o nome me lembra camarão hehe Mas todo mundo fala que é bom, então quero algum dia poder experimentar.
Blog: Café Com Babis (:
Oi Babis! Experimenta mesmo é bem gostoso. =) Beijocas.