Destaque Dieta

10 benefícios do café

13/01/2017

O café é uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros. Mas sempre fica a dúvida, será que pode? É algo que escuto muito no consultório, por isso resolvi simplificar: tirando pessoas com problemas gastrointestinais e gestantes, todos podem tomar café.

 

café

 

Cada vez mais há estudos e pesquisas que comprovam os inúmeros benefícios do café para a saúde. Resolvi listar alguns deles pra você se deliciar sem culpa.

Benefícios do café

  1. Ajuda a preservar a memória de longo prazo;
  2. A cafeína acelera a produção de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, conhecidos como hormônios dos prazer, reduzindo as chances de depressão;
  3. Há benefícios da cafeína na prevenção de doenças hepáticas;
  4. Consumir de duas a quatro xícaras de café diariamente diminui os riscos de desenvolver problemas cardíacos;
  5. Pode reduzir em até 20% as chances de desenvolver Alzheimer;
  6. Ajuda a evitar a degradação e alteração das células, prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores e cânceres;
  7. O café e sua cafeína ajudam a aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho;
  8. É rejuvenescedor, devido a presença de muitos componentes do grupo dos polifenóis e antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento);
  9. Dores de cabeça: em muitos casos, a cafeína é a salvação. Prova disso é que está na fórmula de muitos analgésicos.

café

 

E o mais esperado:

   10. Café emagrece, SIM! Além da estimulação da cafeína, fazendo o corpo gastar mais calorias, o café ajuda a liberar as gordurinhas estocadas. Assim favorece a queima de gordura, quando praticado algum exercício físico.

Observação: quando cito a bebida café, é sempre SEM açúcar ou qualquer tipo de adoçante. Evite-os, que perceberá todos os benefícios comentados acima.

Qualquer dúvida ou curiosidade, entre em contato. Mas lembre-se, apesar de ser uma bebida que traz diversos benefícios, em excesso pode ser prejudicial. Como tudo, moderação e equilíbrio.

 

Comentários

comentários

8 comentários

  1. Amo café, pra mim é um estimulante natural, tomo bastante ao longo do dia (mas não a ponto de exagerar, né). E o café é um termogênico, ótimo para tomar antes de ir para a academia.

    1. Oi Carol. Verdade, a Rafa vive me dizendo pra tomar café antes de ir pra academia. =)
      Aliás, tô tão matona de academia, preciso voltar pq diminui as minhas dores na atm. Beijo.

  2. Aqui em casa não ficamos sem café!
    Eu tenho gastrite, mas o café não me afeta em nada. Então, acabo aproveitando <3

  3. Confesso que não tomo café por motivos de que odeio, hahaha. Mas estou tentando me convencer a tomar, pois outro benefício dele é manter o equilíbrio na pressão arterial. Como sofro de pressão baixa, seria uma boa para mim. Vamos ver se consigo acostumar meu paladar a gostar, não é mesmo?

Deixe o seu comentário!