Dieta Saúde

17 dicas para perder gordura de forma correta

13/05/2016

Muitos confundem perder gordura com perder peso. São fatores que se completam, mas que não são idênticos. Seu peso é constituído da sua massa óssea, órgãos, massa muscular, água e tecido gorduroso. O que podemos mudar com a dieta são os três últimos fatores. O mais variável é a água.

Se você é alguém que se pesa constantemente durante o dia e depois de alguma atividade física, verá pequenas diferenças entre o peso corporal, para mais ou para menos. Isso não quer dizer que houve redução ou aumento de massa magra ou gordura e, sim, mudanças nas concentrações de fluídos corporais. Um exemplo prático disso é que, após cortarmos o sal da dieta, há diminuição de peso e de retenção líquida, justamente porque o sódio é um dos minerais que mais estoca água no organismo. Há pessoas que em apenas um dia, oscila seu peso em 2 kg. Isso não significa que eu um dia ela perdeu gordura ou aumentou massa muscular e, sim, que provavelmente realizou uma refeição mais pesada, rica em sódio e reteve líquidos.

Também temos que nos atentar que perda de peso também ocorre com perda muscular, afinal músculo também pesa, e muito. Uma dieta extremamente rígida e com valores calóricos muito abaixo do necessário causará perda muscular. Com isso, a aparência parecerá mais frágil e flácida. Por isso que avaliar apenas o peso total (na balança) no processo de emagrecimento não é correto. Basta imaginar duas pessoas com 70 kg: uma diminuiu em 3kg, porém perdendo apenas gordura nessa fase. E a outra perdeu 6kg, porém 4kg de massa muscular. Ou seja, no segundo caso, provavelmente haverá mais flacidez, afinal boa parte das gorduras ainda continuam presentes, agora mais visíveis, já que o tônus muscular diminuiu.

Abaixo estão alguns conselhos básicos, mas eficazes, para eliminar apenas gordura:

alimentos

foto: Williams-Sonoma Pinterest.

1  Consuma menos calorias do que você gasta no seu dia.

2  Ingira calorias de qualidade. Carboidratos complexos, gorduras insaturadas (gorduras boas), proteínas de carnes magras, ovos, peixes.

3 Beba muita água!

4  Consuma um número adequado de vegetais. Além das vitaminas e minerais, terão fibras que te ajudarão a evitar ataques de fome;

5  Utilize alimentos com função termogênica antes de praticar exercícios (como café, canela, gengibre…);

 

Dia de café! Tem vídeo novo no canal, sobre a minha cafeteira expresso @deltaqbrasil 😉

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6  Faça mais refeições ao dia, comendo menos, de preferência de 3 em 3 horas;

Aprenda a ler os rótulos dos produtos;

8  Refrigerantes e sucos industriais nem pensar. Mesmo em versões lights ou diets, não trazem benefícios para a saúde;

9 Equilibre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Nada de cortar carboidratos ou gorduras. Todos tem seu papel no metabolismo. Se dieta fosse só isso, não existiria nutricionista;

 

Começando bem a semana! 😉

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10 Exercite-se. Equilibre seus treinos com exercícios aeróbicos e musculação. Além do gasto calórico, construir músculos também te ajudará a perder gordura.

11  Mude seus hábitos. Se antes você subia três andares de elevador, use a escada. Se antes você usava o carro pra andar quatro quadras, vá a pé.

 

 

12  Temperos muito industrializados nem pensar. Prefira sempre os naturais.

13  Invista num nutricionista: este profissional fará uma dieta especial para você, onde seus objetivos serão mais eficazes e saudáveis.

16  Prefira os alimentos com baixo teor de sódio.

17  Esqueça dietas da moda, dos pontos, da lua, etc. O que vai funcionar é reeducação alimentar com acompanhamento.

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