Comprinhas Curiosidades

Consumo Racional

09/04/2015

 

Durante essa semana um caso tomou conta das redes sociais, uma consumidora de calçados comprou uma sandália da marca X, muito conhecida por calçados bonitos, de design exclusivo e de alto valor agregado e voltado a um público de poder aquisitivo mais alto. Então a palmilha soltou, até aí ok, isso pode acontecer com qualquer calçado (não deveria, mas acontece). Porém a surpresa foi ver que sob a palmilha da marca X surgia o nome da marca Y, que ao contrário de X é voltada a um publico que não quer ou não pode pagar pela X.

 

A marca X acabou assumindo que durante a fabricação fora usado um material também usado por Y, muito comum em fábricas de calçado. E o resumo da ópera foi: A consumidora levou gato por lebre. Nem estou falando de qualidade, ou falando do preço, me refiro ao valor.

O príncipe virou sapo, a carruagem virou abóbora e o encanto se quebrou assim que o sapatinho descolou. Uma pena, pra marca e pra cliente que vivia feliz o seu conto de fadas. 

 

Becky Blomm

 

A Ilusão é deliciosa

 

Uma conhecida proprietária de um bar aqui na minha cidade, comentou que tal cerveja não vendia por R$18, mas quando ela aumentou o preço pra R$31 a cerveja se tornou um sucesso. Sim, a mesma cerveja.

 

Assisti na semana passada a um programa no Discovery Channel onde dentro de uma máquina que analisava o comportamento cerebral um homem recebeu duas doses de vinho. Uma com o preço de 10 e outra com o preço de 90 dólares. Ao beber o que lhe informaram custar 90 verdinhas era ativada uma área específica relacionada ao bem-estar e satisfação. Porém um detalhe: Ele tomou o mesmo vinho de 10 dólares nas duas fases do teste.

 

Mas quantas vezes isso acontece e nem nos damos conta? Seja na loja de sapatos, de perfumes, no supermercado, ou até mesmo na farmácia?  Compro o outro pois a atriz x usa? Ou porque a blogueira y ama? Ou porque realmente eu não compraria o outro?  Eu sei, é muito mais emocional do que necessária esse tipo de compra, e admiro marcas que conseguem tocar o cliente, tornando o nem tão necessário, algo de muito desejo. Claro que nesse jogo da hipnose, um deslize pode ser definitivo para o relacionamento com o consumidor, que foi o motivo pelo qual tanto se falou no tal sapato que descolou.

 

Consumo Racional

 

Eu arrisco dizer que você tem 2 caminhos dentro desse universo sombrio e ao mesmo tempo delicioso do consumo e da publicidade:

Opção 1: Se deixe levar pela emoção, curta o momento, aproveite e talvez, se necessário estoure o cartão de crédito. Afinal, se a marca lhe vendeu esse universo de encantamento, porque não, né? Claro que esse não é o melhor caminho se você tiver outras prioridades financeiras. É sempre bom ficar atento caso o consumo seja apenas em busca de satisfação pessoal.

 

Opção 2:  Raciocine, analise friamente o que quer comprar, e se preciso for, busque a satisfação que tanto deseja em outras atividades e consuma de forma consciente.

Acho que ficarei com a 2, bom, tentarei, sempre que o meu cérebro besta deixar.

 

Imagem: Delírios de consumo de Becky Bloom.

Comentários

comentários

2 comentários

  1. Pois é Julia. Penso como você. O negócio virou abóbora mesmo para a marca X.
    Acho válido, quando, dentro das possibilidades, a gente pode se presentear com algo de mais valor agregado, quando esse objeto realmente é um desejo, por tudo mesmo o que o produto é e também pelo universo de encantamento que a marca vendeu, como vc disse no post. Mas acredito que a marca que vendeu este pacote todo, tenha por obrigação fazer um produto exclusivo com materiais próprios (o que não aconteceu com a marca X, que utlizou-se de terceirização os seus materiais), que justifique também o seu valor como um todo.
    E, na maioria esmagadora das vezes também opto pela opção 2. Que é o mais sensato a se fazer num país como o nosso, onde pagamos impostos até pelo ar que respiramos.
    Só me permito um luxo se esse luxo não me atrapalhar com minhas responsabilidades.
    Mas que o caso que vimos nas redes sociais me deixou bastante decepcionada, devo admitir, deixou sim. Não deveria acontecer da palmilha soltar e muito menos de aparecer a marca Y por baixo dessa palmilha do sapato da marca X.
    É o mínimo que podemos esperar de uma marca assim. Como vc disse, a consumidora levou gato por lebre.

    Beijo grande e um ótimo fim de semana para você!

Deixe o seu comentário!