Curiosidades Dicas Saúde

Absorventes sustentáveis

04/03/2015

Volta e meia eu paro pra pensar na quantidade de lixo que produzimos e na quantidade de anos que tudo isso levará para se decompor. Entre os itens consumidos que mais me preocupam estão fraldas e absorventes. Alguns desses produtos chegam a levar 450, 500 anos para se decompor totalmente. Poxa vida! O bebê nasce, usa as fraldas e deixa essa “baita” herança para os seus tataranetos.

Durante a sua vida fértil uma mulher costuma utilizar cerca de 7.000 absorventes higiênicos. É muita coisa, né? Em alguns países já existem processos que conseguem reutilizar esse tipo de material na fabricação de plástico por exemplo, mas isso tá longe de ser uma realidade mundial e toneladas de lixo se acumulam no jardim do planeta.

Felizmente o mercado vem se esforçando para criar alternativas mais sustentáveis e saudáveis já que os absorventes convencionais trazem produtos químicos (alvejante, plástico, surfactantes, desinfetantes, fragrância, bactericida, fungicida, gel, colas e traços de organocloretos) que influenciam na saúde da vagina e alteram a acidez da mucosa interna, aumentando as chances de alergias e infecções.

Absorventes sustentáveis

Sabe aquele absorvente feito de tecido, aquele do tempo da vovó? Pois é, parece que ele está de volta. A limpeza desses absorventes é realizada com água e sabão, não é algo prático, porém tem sido uma boa alternativa para minimizar riscos a saúde e diminuir lixo produzido.

absorvente de tecido

Outra opção são os “copinhos de silicone”, um produto que parece um funil e que é inserido na vagina, pode ser usado por até 12 horas, quando cheio você remove, lava e insere novamente. Já li diversos depoimentos de usuárias que contam maravilhas. Sim, eu sei que parece algo bem estranho, mas o produto tem tido uma ótima aceitação. Além de ser antialérgico, ecologicamente correto, ele dura cerca de 10 anos o que garante uma boa economia de dinheiro. Já existem diversas empresas que fabricam esse tipo de produto, entre as mais conhecidas estão a Inciclo e a HolyCup.

menstruação no copinho

Se você estranhou essas alternativas, ainda não está bem certa que caminho tomar ainda pode apostar em absorventes 100% algodão natural livres de produtos químicos, são poucos no mercado, mas eles existem. A marca Séc Natural por exemplo, produz absorventes internos sem corantes, sem materiais sintéticos e que prometem se deteriorar em 3 meses, enquanto os absorventes internos comuns costuma levar 100 anos. Vale pesquisar sobre o assunto.

sec natural

Tendo em vista o tempo que todo esse lixo leva pra se decompor é visível a necessidade de buscarmos alternativas que agridam menos o nosso corpo e também o nosso planeta.

Comentários

comentários

8 comentários

  1. Ai não sei se conseguiria usar esses de tecido ou de copinho, achei muito estranho. Mas os 100% algodão achei uma boa ideia, vou procurar mais sobre essa marca. Bjs!

  2. Uso o copinho há um bom tempo, e garanto, é muitoo melhor. Não deixa vestígios, e é super prático. Nos três primeiros meses, estranhei, mas depois foi só alegria! Recomendo e muito! Bjus

  3. Uso menstrual cup também. O copinho mudou minha relação com meu corpo (quem tiver nojinho de sangue ou de se tocar não vai conseguir usar), troco apenas 2 vezes no dia, não vaza e isso foi uma liberdade incrível. O meu é da marca Meluna, que vende no Brasil, mas morro de vontade de experimentar os gringos.

Deixe o seu comentário!