Cabelos

Colorindo os Cabelos: Preparando a Henna

02/07/2014

Oi, gente! Tudo bem?

Hoje vou dar continuidade ao meu primeiro post no blog sobre henna e falar mais sobre o seu preparo  e como obter diferentes resultados de cor com ela!


Vamos lá!


A henna, ao contrário das tintas, tem uma preparação demorada por ser uma coloração natural. Isso porque ela precisa passar por um processo para a liberação de seu pigmento, para que aí sim seja aplicada nos cabelos.  O processo é bem simples, mas muitas pessoas acabam se confundindo e tendo dúvidas sobre cada ingrediente utilizado na mistura. E é exatamente sobre isso que vou falar hoje.

O que vamos precisar?
 •Henna (Lawsonia inermis)
•Algum líquido ácido, ou chás e/ou água (de preferência destilada)
•Utensílios de plástico,madeira ou vidro
•Luvas
•Película pra alimento,sacola plástica ou touca de cabelo
 henna


O que devemos saber sobre a preparação?


•A mistura da henna ,após feita, deve descansar em torno de umas 8h. Isso varia conforme a temperatura ambiente e como a mistura foi feita. Temperaturas mais altas aceleram esse processo, assim como a quantidade de líquidos ácidos.


 •O líquido ácido acrescentado (vinagre,suco de limão/laranja) deve ser utilizado  pois eles ajudam na liberação da molécula pigmentante  da henna.

•A preferência por água destilada é porque a mesma não contém os metais que a água comum possui que pode acabar influenciando na cor. (Mas confesso que acabo sempre usando água normal e nunca senti diferença ).
•A henna pode ser congelada! Se você fez mistura demais, fique calma! É só congelar e utilizar na próxima aplicação. E se estiver com pressa, você pode preparar a mistura, congelar e usar quando quiser. O processo de descongelamento libera o pigmento da henna deixando-a pronta para usar.
•Muitas pessoas utilizam água fervente na preparação da henna, pois ela agiliza todo esse processo da liberação do pigmento. Porém, isso faz com que a fixação da henna seja prejudicada.  Não recomendo!

• Você pode ter um efeito de tonalizante nos seus cabelos com a henna! Basta acrescentar algum creme branco à mistura, fazendo com que a pigmentação seja suavizada. Isso serve para controlar a intensidade do resultado ou para quem tá com os fios desbotados e quer dar um UP na cor.

• Mel e óleo 100% vegetal podem ser acrescentados à mistura para nutrir os fios.

•A utilização de utensílios sem ser de metal é  porque o mesmo pode influenciar na cor da mistura.
•A touca/película/sacola é para proteger o recipiente da mistura.
•Luvas são ABSURDAMENTE necessárias porque a bicha MANCHA,viu? HAHAHAHA!


Fazendo a mistura
A mistura da henna simplesmente se baseia em misturar  todos esses ingredientes até obter uma consistência de pasta de dente. Não há proporção 100% correta! É uma mistura feita no “olhômetro”. Só precisam ficar atentos à quantidade de henna necessária pro seu cabelo e a consistência, como já disse. Mas pra terem uma ideia, essa é minha mistura para meu retoque de raíz (lembrando que meu cabelo é um palmo abaixo do ombro e é ralo):

•50gr de Henna

•Suco de 1/2 limão
•1 colher de sopa de vinagre de maçã
•Água ou chá de camomila até dar a consistência de pasta de dente
Misturo tudo, cubro o recipiente com uma sacola, deixo descansar pela noite toda e uso no dia seguinte.
Quando preparamos a henna pura dessa forma, o resultado vai ser aquele laranja acobreado puro. Mas caso você seja fã de um resultado mais vermelho ou dourado, não se preocupe! Nós conseguimos esses resultados adicionando certos ingredientes à nossa mistura!

 

Para um resultado mais vermelho
Você pode acrescentar na mistura chá de frutos vermelho, vinho tinto ou urucum! A idéia é: quanto mais um alimento natural manchar a roupa, melhor será o pigmento do mesmo para a sua mistura com a henna.
Para um resultado mais dourado


 Açafrão! Lembrando que ele é MUITO intenso e deve ser usado com cautela,pois ele tem um efeito dourado absurdo! Use com mão leve.

Outra dica é utilizar as hennas que são vendidas nas lojas de cosméticos (as que não são puras),pois elas já são catalogadas com cores e você pode misturar mais de uma para obter seu resultado.

Ex: Se você quer ter um resultado mais dourado,compre uma henna na cor loira e bote só um pouco da henna vermelha na sua mistura que você terá o resultado desejado.
Tudo é uma questão de você sair criando sua própria mistura,adaptando ao seu gosto e tendo o seu ruivo dos sonhos!
Bom,gente… É isso! Se ainda tiverem dúvidas sobre o preparo, deixe nos comentários que irei responder!
No próximo post vou falar sobre a aplicação da henna nos cabelos e mais curiosidades sobre ela!
Espero que tenham gostado e um enorme beijo!  ^^ 

Acompanhe a Aléxya também no  Instagram |    Facebook |   Twitter 

alexya carloto

Comentários

comentários

32 comentários

    1. Oi,Gabriela!
      Aaah,que isso! Precisa de coragem não,só se jogar! HAHA!
      Então,dá uma conferida no meu primeiro post,lá explico direitinho como é! Só precisa deixar seu cabelo na altura do tom de ruivo que você quer!
      Se quiser um ruivo 7.4,só deixar ele na altura do 7 e aplicar a henna!
      Beijos!

  1. Tenho duvida sobre tons, a foto da direita é um tom acobreafo ou avermelhado? Adoro o da Scarlett no papel de viúva negra, esse tom precisaria coloar akgo vermekho ou o açafrão?
    Ótimo post, também gostei do anterior.

    Obrigada, bjsss

    1. Oi,Drica! Aaah,que bom que gostou dos meus posts,fico feliz por isso!

      Então! O tom da direita tem sim um fundo avermelhado! E pra isso é só fazer a misturinha pra obter esse tom ou usar uma henna em pó vermelha,tipo a da Surya!
      Eu nunca vi o filme,dei uma olhada no google e vi que o tom dela é bem mutante e escuro,né? Tem fotos que tá mais acobreado e outras mais marrom avermelhado!
      Tenta aplicar a henna pura com o urucum numa base mais escura que deve se aproximar!
      Beijos!

  2. Uso henna desde fevereiro. Usei 350g e 750ml de vinagre. Porém fui a praia e desbotou. O quanto de henna uso para retocar todo o comprimento? Estou pensando em passar pura na raiz e diluir com creme o restante da henna. Quanto uso de henna e quanto de creme ? Tenho cabelo no meio das costas, finos , porem um pouco volumosos. Tenho medo de escurecer se usar henna no comprimento de novo sem diluir.

    1. Oi,Bianca!
      Então,a quantidade de henna pro retoque varia se ela já estiver muito grande e se ele for volumoso!
      Mas é sempre melhor fazer a mais do que a menos,porque podemos congelar o que sobrou!
      Tenta fazer a metade do que você fez pra ele todo.
      E sim,se usar pura no comprimento pode escurecer! Antes de aplicar nele todo,faz um teste de mecha. Mas acredito que 1 parte de henna pra 2 de creme seja o ideal

      Beijos!

  3. Oi aléxya!
    Muito bacana a sua postagem! minha duvida é a seguinte: pra ficar no tom que quero (cobre, mais escuro que o da julia) vou precisar descolorir? Porque meu cabelo é vermelho com as pontas loiras (fiz uma californiana) e tenho medo de jogar a henna e ficar com o cabelo vermelho escuto ( tipo acaju).
    PS: A henna que vi na loja era cor cobre.

    E mais uma vez: parabens pela postagem! XD

    1. Aaaah,muito obrigada pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado!
      Então…Seria bom você passar o dekap color no cabelo até o vermelho desbotar beem! Deixando ele na base que você quer (ex: um 7.4) é só aplicar a henna por cima pra deixar todo acobreado!
      O importante é limpar bem os vestígios da tinta vermelha para que o cobre realçe!
      E se ao aplicar e as pontas ficarem mais claras,é só reaplicar henna nelas pra igualar o tom!

      Beijos!

  4. Oi Aléxya!!!
    O meu caso é que estou deixando meu cabelo crescer e ficar a cor natural, e como você disse um pouco acima que a henna também serve como tonalizante, então se eu usar a henna ela só vai dar um UP aonde ainda tem tinta neh?? Onde cresceu só fica com uns reflexos é isso??

    1. Oi,Carol! Sim! Ela serve como tonalizante mesmo se seu cabelo for ruivo através de tinta!
      E sobre a raíz… qual a cor natural do seu cabelo? Se ele for até um loiro médio/escuro,seu cabelo pode ficar um ruivo mais fechado! Depois disso,vão ser só reflexos mesmo!
      Beijos!

  5. Oii, gostaria de um ruivo mais laranjinha com um fundo dourado (mais pouco), e queria alcançar esse tom com henna. Me indicaram misturar colorau e açafrão, você acha que dá certo? Ou colorau vai deixar muito escuro?

  6. Oi! Estou com um tom ruivo natural que fiz no salão, e mantenho a cor com tonalizante cobre surya ou c kamura conhaque, estou querendo passar a usar henna. Para passar a usar henna eu preciso tirar essa tinta que já tenho ou posso apenas fazer a mistura e aplicar em cima?

  7. Olá!!! Adorei a descoberta da henna!!! hahahaha
    não sabia nada sobre o assunto e esse post e o anterior me ajudaram muito!!
    to a fim de ficar ruiva, meu cabelo é castanho (quase) escuro, e faço alisamento com tioglicolato de amonia. Minha duvida é se o alisamento pode interferir na cor… e outra, se posso aplicar sem descolorir (tenho pavor de descolorir e por alisar, sei que nao é legal…) e usar o açafrão, gosto de acobreado e/ou dourado, nao gosto de vermelhao.
    obrigada!
    bjão

  8. oi tudo bem eu estou adorando o seu comentario sobre renna//quero usar renna no meu cabelo quero ser ruiva gostaria de ter a cor do meu cabelo um tom alaranjado da cor da moça da foto do lado esquerdo que voce postou//como eu faço a mistura//qual a cor da renna que devo usar//gostaria de saber qual a cor que voce usa no seu cabelo// me ajude a ser ruiva com renna//um abraço

  9. Alexia me diz uma coisa a Henna pega em qualquer cabelo virgem?
    Porque se não como fica a raiz, caso a pessoa precise decapar os cabelos pra retirar residuos de tinta antiga ao aplicar a primeira vez Depois a Henna vai funcionar mesmo pra quem tem a raiz preta, ou castanho escura?

  10. Oi! Eu tenho o cabelo castanho bem escuro e gostaria de tingir de vermelho bem escuro, tipo marsala ou vinho. Qual sua sugestão de mistura e modo de aplicação? Nunca fiz nada em casa, então ou economizo para ir num salão, ou busco o máximo de informação!

  11. Oii alexya 🙂
    Julia tbm kkk
    Tdo bem?
    Meu cabelo é virgem , mas eu queria utilizar a henna pura nos cabelos será que fica a cor ou somente descolorindo? :/

    Meu cabelo é cacheado e fio super fino que embaraça que é uma beleza! Akkakakakkakak a kakakka kakakka na

    Adorei o post *-*

  12. Olá, Alexya. Adorei as dicas sobre o uso da henna. Uso a henna Surya há um ano, mas ela não tinge muito o cabelo, então vou experimentar essa mistura aqui. Minha dúvida é: posso passar ela por cima do cabelo com a Surya? Obrigada. Abraços.

  13. Ola bom dia!!! Adorei seu blog! A minha duvida é a seguinte, eu uso a henna surya líquida cor cobre pra tingir apenas os meus fios brancos e dar uma ideia de luzes…porem fica um louro bem amarelo e eu queria um louro mel bem dourado…você acha qyr se eu misturar açafrão fica como eu quero??? Obrigada bjus

  14. Olá JULIA THETINSKI, tudo bem?
    Só queria saber 2 coisinhas.
    Precisa descolorir o cabelo para pintar com a Hena?
    Existe outras cores de hena?

Deixe o seu comentário!