Dicas Fotos

Dica de Fotografia: O Foco

16/01/2014
Olá galera do blog da Júlia, tudo bem? Sou a Aline Tonini, instrutora de Fotografia Profissional da Escola Qualificar Brasil Cursos, que atende alunos em todo o Brasil. Preparei um dica bacana pra vocês que adoram fotografar moda e outros estilos e curtem as imagens com destaque em pessoas e elementos através do foco e desfoque. Se quiserem saber mais, podem me escrever no e-mail contatocurso@qualificarbrasil.com.br.
Foco fotografia
Foto: Juliana Mundim
O FOCO
Você faz o enquadramento, pressiona o botão disparador e faz a foto. Pronto! Tudo ficou nítido….mas….parece que falta algo… aquele detalhe que os fotógrafos fazem que provoca o observador.
O foco pode te ajudar nisso! Se vc tem uma câmera fotográfica compacta que te ofereça funções manuais de trabalho, ou se melhor ainda… Você investiu em uma câmera semi-profissional ou até mesmo profissional, é hora de tirar um pouco de proveito das vantagens de seu equipamento. As câmeras oferecem sistemas de focagem manuais e automatizados, com diversas possibilidades de ajustes que dão aquele “toque profissional” na imagem e que podem ser estudados em um bom curso de Fotografia Pro, mas por agora, posso te dar uma dica bem bacana sobre foco pra vc ir aplicando.
Foco fotografia
O FOCO conduz o olhar de quem observa a foto, por isso, se vc estiver fotografando moda ou um book, por exemplo, e quiser destacar uma pessoa ou elemento, coloque sua câmera em AF (auto – focus – imagem 1), depois escolha a focagem por pontos únicos (imagem 2) e então tudo que estiver no centro da câmera ficará em foco. É muito importante que vc use a técnica do meio disparo, que é simples, fácil e muito eficiente: pressione levemente o disparador (até a metade), aguarde por 1 segundo e depois conclua o disparo.
Foco fotografia
Essa ação garante imagens muito mais nítidas e congeladas. Use a técnica sempre. Para dar foco em elementos que estiverem em outros pontos da imagem, aplique a técnica do meio-disparo e re-enquadramento. Enquadre a foto com o elemento principal bem no centro (aquele que vc quer dar foco), pressione levemente o botão disparador e mantenha pressionado, agora re-enquadre a cena que vc deseja e complete o disparo.
O fato de você manter o botão levemente pressionado enquanto re-enquadra a imagem, funciona como uma trava no foco. O elemento ficará em foco, mesmo que ele não esteja mais no centro da imagem. Treine bastante! Treinar é importante pra conhecer seu equipamento. Se você deseja estudar fotografia e realizar lindas imagens usando recursos de foco, há técnicas ainda mais eficientes, mas como envolvem recursos mais avançados, é importante que sejam estudadas em treinamentos fotográficos. Até mais!
Um abraço.

 

Comentários

comentários

3 comentários

  1. Olá,tudo bem?Estava dando uma olhada no GOOGLE e vi uma foto minha com uma legenda…e entrei para ver…e vejo uma foto minha aqui!!!!E melhor,com a Aline Tonini dando dica…sabia que comecei fazendo o curso na qualificar???Muito legal!!!!BJOS 😉

Deixe o seu comentário!