O café é uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros. Mas sempre fica a dúvida, será que pode? É algo que escuto muito no consultório, por isso resolvi simplificar: tirando pessoas com problemas gastrointestinais e gestantes, todos podem tomar café.
Cada vez mais há estudos e pesquisas que comprovam os inúmeros benefícios do café para a saúde. Resolvi listar alguns deles pra você se deliciar sem culpa.
Benefícios do café
- Ajuda a preservar a memória de longo prazo;
- A cafeína acelera a produção de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, conhecidos como hormônios dos prazer, reduzindo as chances de depressão;
- Há benefícios da cafeína na prevenção de doenças hepáticas;
- Consumir de duas a quatro xícaras de café diariamente diminui os riscos de desenvolver problemas cardíacos;
- Pode reduzir em até 20% as chances de desenvolver Alzheimer;
- Ajuda a evitar a degradação e alteração das células, prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores e cânceres;
- O café e sua cafeína ajudam a aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho;
- É rejuvenescedor, devido a presença de muitos componentes do grupo dos polifenóis e antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento);
- Dores de cabeça: em muitos casos, a cafeína é a salvação. Prova disso é que está na fórmula de muitos analgésicos.
E o mais esperado:
10. Café emagrece, SIM! Além da estimulação da cafeína, fazendo o corpo gastar mais calorias, o café ajuda a liberar as gordurinhas estocadas. Assim favorece a queima de gordura, quando praticado algum exercício físico.
Observação: quando cito a bebida café, é sempre SEM açúcar ou qualquer tipo de adoçante. Evite-os, que perceberá todos os benefícios comentados acima.
Qualquer dúvida ou curiosidade, entre em contato. Mas lembre-se, apesar de ser uma bebida que traz diversos benefícios, em excesso pode ser prejudicial. Como tudo, moderação e equilíbrio.