A Kipling, famosa por suas bolsas e mochilas de nylon, decidiu investir em uma nova tecnologia têxtil. A marca lança a coleção KAEON, feita com um tecido inovador, leve, macio e ecológico. O material desenvolvido na Bélgica, é 100% repelente a água. Toda a pesquisa tornou possível produzir bolsas com 37% de fibras recicladas e que utilizam 90% menos água durante o processo de tingimento. Isso torna a KAEON a coleção mais ecológica e inovadora da Kipling.
O highlight fica com a mochila ‘’On a Roll’’, que alia conforto e design. Perfeita para todas as ocasiões, tem detalhes em amarelo vivo, que combinado ao tom denim e as alças de couro marrom, traz descontração e sofisticação em uma mesma peça. Já a Life Saver, clássica shopping bag, é um modelo com diversos compartimentos que combina funcionalidade e modernidade.
A Fuzzy Friend é uma clutch com estampa Chevron em tons vibrantes e pompom peludo, divertida, vai a todos os compromissos do dia. Já a Blocky Friend chega nas combinações de preto e branco ou com vermelho em recortes geométricos, modelo com informação de moda e, ao mesmo tempo, elegante. A paleta de cores que rege toda a coleção é alegre, com tons de laranja, amarelo, azul e branco.
Todas as peças da KAEON vêm com um chaveiro divertido e exclusivo, além do tradicional macaco, tem coqueiros e casinhas coloridas.
Tenho também uma entrevista feita com Tina Debdo, VP Product Global da Kipling, contando um pouco sobre esse lançamento.
Envio abaixo a entrevista e algumas peças em anexo.
- Por que a coleção foi desenvolvida dessa maneira em termos de design e aparência?
Tina Debo: Esta é uma boa pergunta. Quando você está desenvolvendo um material único e inovador por mais de um ano, você precisa garantir que o design esteja à altura!
Kaeon é a maior inovação da Kipling dos últimos 25 anos, por isso quisemos desenhar uma coleção que pudesse ter o mesmo impacto e longevidade da coleção Basic, mas com um posicionamento mais elevado e sofisticado.
Isso significa que a coleção deve ser instantaneamente reconhecida como Kipling, sem replicar o que fizemos na Basic, mas trabalhando com os princípios de design da Kipling, pelos quais a marca é reconhecida:
Funcionalidade; Material inovador; DNA Kipling; Novo posicionamento de valor, no segmento de bolsa premium, nós oferecemos um material único, inovador e sustentável para competir com bolsas de couro.
Além disso, a coleção foi desenhada para durar e se manter atual por várias estações e pode ser atualizada da mesma maneira como fazemos com a linha Basic.
- Será um lançamento eventual? A marca irá evoluir nessa conexão com as questões sociais e ambientais? Caso sim, de que forma?
Tina Debo: A Kipling vai continuar investigando formas de melhorar seus produtos no quesito sustentável e de responsabilidade social. É um jeito de ‘’fazer feliz’’ e ‘’agradecer’’, uma promessa que fazemos ao nosso consumidor para o futuro.
- Existe um departamento de sustentabilidade na empresa?
Tina Debo: A Kipling faz parte do VF Corp Group. O grupo americano está trabalhando com todas as suas marcas de forma mais clara na questão da sustentabilidade e publicando anualmente um relatório de sustentabilidade mostrando o progresso que eles fizeram como grupo em geral contribuindo para um mundo e meio ambiente melhor.
- O consumidor da marca pode ser caracterizado como um consumidor consciente?
Tina Debo: Sim. O consumidor espera que nosso material de qualidade dê mais longevidade à bolsa, ele gosta da ideia de estar contribuindo para o meio ambiente, comprando algo que é feito de forma sustentável.