Sem dúvida o salto alto é um símbolo de feminilidade. Lembro como se fosse hoje a festa de 15 anos da minha prima onde antes de dançar a esperada valsa o pai dela trocou o sapato baixo por um scarpin de 7 cm. “Ela não era mais uma criança, ela estava virando mulher” o que é uma bobagem machista, mas enfim… Apesar de ser um gesto simbólico isso ficou na minha cabeça: Um sapato é capaz de mudar uma pessoa?
A resposta é: não! Porém assim como as expressões em nosso rosto entregam nosso humor o sapato também passa mensagens, e acredite, as mais diversas.
Eu sempre achei lindo saltos altos, tenho vários (todos lindos e desejando os meus pés)mas se eu for analisar friamente, são os que menos uso. Pro dia-a-dia prefiro uma rasteirinha, sapatinha ou uma patufa (brincadeira), afinal são raros os sapatos de salto alto que não machucam os pés de alguma forma. O que me deixa com a consciência mais leve é o fato de que saltos altos trazem problemas para a nossa saúde.
O salto alto auxilia no aparecimento de doenças relacionadas a coluna lombar, pode causar o encurtamento dos músculos da panturrilha, dores na coluna, calcanhar e também o chamado “esporão” entre outros.
Sem contar que em uma calçada irregular o salto alto facilita tombos.
Salto X Problemas
Salto agulha
Um sapato com esse nome não seria confortável, né? Os médicos desaconselham o seu uso pois reduz o equilíbrio uma vez que o calcanhar quase não participa da tarefa de sustentar o corpo.
Salto Fino
Um salto fino achatado proporciona mais equilíbrio que o salto agulha, mas não se anime, ele pode proporcionar dores na planta do pé e nos dedos e se você for azarada uma bela torção.
Plataforma e Anabela
Ambos distribuem melhor a pressão do corpo sobre a planta do pé. Alguns podem até não ser tão bonitos, mas são os menos prejudiciais e até indicados pra quem não consegue viver sem salto.
Salto grosso/quadrado
Tendência nas últimas estações o salto grosso, quadrado é perfeito pra quem quer ficar elegante e não sofrer muito ao longo do dia. O salto quadrado garante mais equilíbrio já que o calcanhar fique bem apoiado.
Sem medo de ser feliz:
Eu sei que é raro unir beleza e um sapato com o salto igual ou inferior a 3cm, mas é essa altura recomendada para quem usa saltos com frequência e não quer prejudicar o seu corpo.