Cabelos

O que é no poo e low poo?

10/03/2016

no poo low poo

Você já ouviu falar sobre as técnicas de No Poo e Low Poo? As duas são tendência entre as adeptas das práticas de cuidados pessoais mais naturais e que não agridam o corpo de nenhuma forma. Especificamente, o No Poo e o Low Poo são técnicas de lavagem para os cabelos que eliminam ou diminuem significativamente o uso de produtos que contenham sulfatos e outros tipos de químicas agressivas.

shampoo e condicionador cachos

  1. Linha sem sulfatos da Novex.
  2. Curly Wurly da Lola Cosméticos.
  3. Shampoo Curvaceous da Redken.
  4. Condicionador Vanilla Silk da Organix.
  5. Condicionador da linha Sou da Natura.
  6. Shampoo da linha Dercos de Vichy.

O que é no poo e low poo?

O conceito foi lançado pela marca Deva Curl (tem passo-a-passo dos looks da primeira imagem no site da marca) , a presidente Lorraine Massey sempre teve dificuldades em cuidar dos fios cacheados e após tornar-se cabelereira, desenvolveu a linha de produtos No Poo e Low Poo.

Essas técnicas são indicadas para os fios cacheados pois os mesmos tendem a ter mais dificuldade de distribuir a oleosidade natural ao longo de todo o cacho. Para muitas pessoas espuma é sinônimo de limpeza, porém, produtos com muita espuma gerada pelo uso de químicas como sulfato retiram toda a oleosidade, inclusive a natural e necessária para dar saúde aos fios, deixando-os ressecados, sem brilho e com frizz.

deva-curl
Os produtos da Deva Curl

Para quem acha que o condicionador resolve a questão citada acima, está enganado! O brilho gerado pelo condicionador na verdade é um falso efeito motivado pelo uso de derivados de petróleo, que ao invés de realmente cuidar dos fios, criam uma película para simular a aparência de um fio saudável.

Portanto, “Poo” é uma referência a palavra Xampu e “NO” remete ao não uso de sulfatos e “LOW” ao pouco uso. Ou seja, No Poo é a lavagem dos fios com Xampu sem nenhum sulfato na composição e Low Poo é a lavagem dos fios com Xampu que contenha apenas sulfatos leves. A técnica também engloba o uso de condicionador e funciona da mesma maneira que explicamos acima, porém, no lugar o Sulfato, a química retirada são os derivados de petróleo.

Além de fazer bem para os fios as técnicas de No Poo e Low Poo evitam o contato com agentes considerados cancerígenos, como os parabenos. A questão ambiental também importa, afinal, essas químicas são despejadas na água que vai para os rios e acaba se tornando um poluente.

shampoo sem sulfato

Alguns produtos:

  1. Shampoo da linha So Pure da Keune.
  2. Sabonete líquido cabeça e corpo da Johnson’s Baby.
  3.  Shampoo Johnson’s Baby.
  4. Shampoo Éh Cosméticos.
  5.  Shampoo da linha Naturé da Natura.
  6. Shampoo da linha Baby Dove.
  7. Shampoo da Phytoervas.

condicionador co-wash

Alguns produtos:

  1. Yamasterol, da Yamá.
  2.  Creoula, da Lola Cosméticos.
  3. Condicionador da linha Natura Ekos.
  4. Condicionador da linha de fixação de cor da Surya Brasil.
  5. Condicionador Repara Ceramidas da Colorama.
  6. Condicionador do Snoopy.
  7. Condicionador Óleo Extraordinário da Elseve.
  8. Condicionador Perfeitamente Desarrumado da Tresemmé.
  9. Condicionador Turma da Mônica da Huggies.

 

No facebook é fácil encontrar ótimos grupos que discutem o assunto e saber quais são os melhores produtos para quem quer aplicar a técnica, um deles é o No e Low Poo para Iniciantes, vale conferir!

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!