Dicas Saúde

Em 2016 você pode salvar uma vida

29/12/2015

Começo com uma pergunta. O que você espera de 2016? Pensei muito no que escrever nesse final de ano, no que desejar pra você que acompanha o blog, que me motiva a continuar escrevendo. O que de mais lindo eu poderia desejar a você?

E aí surge outra pergunta: E se você pudesse salvar uma vida? Seria incrível, né? Isso me passou pela cabeça no exato momento em que na minha timeline do facebook surgiu a história do Jéferson.

Jéferson tem 4 anos, é de Arroio do Meio-RS cidade vizinha a minha, em fevereiro foi diagnosticado com leucemia e para que o Jefi tenha um futuro ele precisa encontrar um doador de medula óssea nos próximos 3 meses.

Doação de Medula

Assim como o caso do Jéfi existem centenas de pessoas em busca de um doador compatível e acredite, você pode ser esse doador.

Para quem não sabe, o cadastro no banco de doadores é super simples. É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde. O candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro nacional e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

E se você for da minha região e quer ajudar o Jéfi (e também outras pessoas que aguardam ansiosamente por um doador) pode aproveitar que a família dele está organizando um ônibus para o cadastro de novos doadores em Porto Alegre.

Para mais informações sobre a doação de medula, os contatos são (51) 9901-1825 e (51) 9877-7792 ou agendasaude@arroiodomeiors.com.br, das 07:45 às 11:30 e das 13:00 às 16:45 e falar com Helena, secretária de saúde de Arroio do Meio.

Que 2016 seja incrível.

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!