Cinema Curiosidades Entretenimento Fotos

Exposição O Mundo de Tim Burton e filmes que amo

29/10/2015

Uma das exposições mais aguardadas dos últimos tempos, pelo menos por mim, já tem data marcada e ingressos disponíveis. O Mundo de Tim Burton desembarca no MIS, em São Paulo, no dia 03 de fevereiro de 2016.

Eu, particularmente, estou muito muito ansiosa para conhecer mais de pertinho o universo do Tim Burton. Ele é meu diretor preferido desde criança e poder estar praticamente dentro de seus filmes vai ser incrível!!

O mundo de Tim BurtonO mundo de Tim Burton
(Foto: site do MoMA)

Aproveitando a notícia maravilhosa eu fiz um top 5 com os meus filmes preferidos do diretor. Alguns são os meus preferidos da vida e quase todos contam com a presença do Johnny Depp <3. Tem coisa melhor? Pega a pipoca e vem conferir:

A Fantástica Fábrica De Chocolate – Charlie and the Chocolate Factory (2005)

Para essa adaptação, Tim Burton trouxe no papel de  Willy Wonka, Johnny Depp, que passou por uma incrível transformação para viver o dono da maior fábrica de chocolates do planeta.

A história se inicia quando Willy Wonka decide escolher o herdeiro de seu império através de um concurso mundial onde 5 crianças de sorte encontram um convite dourado nas barras de chocolate Wonka para participar de uma visita guiada pela fábrica. Entre os sortudos está Charlie Bucket, que leva seu avô para conhecer as maravilhas do mundo encantado da fábrica de chocolates.

 

 

A Noiva Cadáver – Corpse Bride (2005)

Nessa animação em stop motion, acompanhamos a história de Victor Van Dorst que vive em vilarejo europeu do século XIX e está de casamento marcado com Victoria Everglot.

Acidentalmente, Victor acaba se casando com a Noiva Cadáver e junto com ela vai conhecer a Terra dos Mortos. Tentando desfazer o incidente, ele começa a perceber que a Terra dos Mortos pode ser muito mais interessante do que o lugar monótono onde vive.

Johnny Depp dá voz a Victor Van Dorst e Helena Bonham Carter a Noiva Cadáver.

 

 

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça – Sleepy Hollow (1999)

Esse terror do final dos anos 90 mostra uma série de incidentes que passam a acontecer no vilarejo de Sleepy Hollow e que envolvem muitos inocentes. Ichabod Crane, um detetive de Nova Iorque, vivido por Johnny Depp, é chamado para investigar os casos, porém suas formas excêntricas de investigação são colocadas à prova quando um Cavaleiro sem Cabeça comete uma série de assassinatos em Sleepy Hollow.

O filme também traz Christina Ricci, Christopher Lee e Christopher Walken, atores que eu amo!

 

 

Os Fantasmas se Divertem – Beetlejuice (1988)

Foi o primeiro filme do Tim Burton que vi na vida e me deixou completamente apaixonada pelo mundo lúdico e obscuro do diretor quando eu ainda era criança.

O filme conta a história de um casal recém falecido em um acidente de carro durante suas férias, que ao retornar para casa sem nem saber como, encontram o “Manual dos Recém-Falecidos” e só assim descobrem que morreram. O casal também descobre que a casa foi vendida para uma família excêntrica e decidem expulsá-los de lá, sem muito resultado, já que não podem ser vistos pelos vivos. Assim, se veem sem alternativas a não ser chamar o fantasma Betelgeuse/Beetlejuice, especialista em “exorcizar” os vivos.

Amo a personagem da Winona Ryder, Lydia Deetz! <3

Em primeiro lugar rolou um empate, por que não consegui decidir qual dos dois amo mais:

O Estranho Mundo de Jack – The Nightmare Before Christmas (1993)

Um mix de Halloween e Natal, trilha sonora incrível e personagens fofos, porém bizarros, fazem dessa uma das minhas animações favoritas.

Jack Skellington, o “Rei das Abóboras”, e os mais diversos tipos de criaturas fantásticas, vivem na Cidade do Halloween, onde passam o ano todo organizando o Dia das Bruxas do ano seguinte. Jack é o centro das celebrações, mas está um pouco cansado de repetir a mesma coisa todos os anos e decide passear além dos limites da Cidade do Halloween e acaba encontrando o portal do Natal, onde tem contato com as comemorações natalinas. Ao voltar para a Cidade do Halloween, Jack tenta convencer todos os moradores a sequestrar o Papai Noel e criar seu próprio Natal.

Jack Skellington é um dos meus personagens favoritos e um dos mais comercializados pela Disney fora do “padrão conto de fadas”.

Ao invés do trailler, coloquei “This is Halloween” que é muito, muito amor! <3

 

 

Edward, Mãos de Tesoura – Edward Scissorhands (1990)

Dá pra acreditar que eu já tive medo do Johnny Depp nessa vida?! Pois é, a primeira vez que eu assisti Edward, Mãos de Tesoura eu chorei de medo do amável Edward. Alguns anos mais tarde eu compreendi melhor e o filme passou a ser um dos meus preferidos. É lindo!!

Vincent Price interpreta um inventor que vem a falecer antes de terminar sua última invenção, um estranho e inocente ser de carne e osso que possui grandes tesouras no lugar das mãos. Ele vive isolado na mansão sombria onde vivia o inventor, esculpindo e cuidando do jardim da mansão. Um dia, Peg, uma vendadora de cosméticos, decide tentar vender seus produtos na mansão e descobre Edward vivendo sozinho durante muito tempo. Peg não consegue abandonar Edward e resolve levá-lo para a cidade, junto a sua família, o que causa muita confusão. Edward é amado por muitos ao seu redor, esculpindo os  jardins dos vizinhos e criando cortes de cabelos inusitados. Por outro lado, muitos aproveitam da inocência dele.

Eu acho o filme lindo, com uma mensagem super fofa e marca o começo da carreira de “camaleão” de Johnny Depp!

 

 

Gostaram da seleção de filmes? Clichê, mas muito amor! Qual deles vocês mais gostam?

Um pouco mais sobre a exposição, segundo o site do MIS:

“O Mundo de Tim Burton”

A exposição, que já foi exibida em cidades como Nova York, Paris e Praga, explora toda a gama do trabalho criativo de Tim Burton e apresenta desde desenhos da primeira infância até sua carreira consolidada como diretor. A mostra reúne mais de seiscentos itens como desenhos, raramente ou nunca antes vistos, pinturas, fotografias, fotos de filmes, storyboards, bonecos, maquetes, fantasias e objetos de sua vasta filmografia como Edward Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood, e Beetlejuice e de projetos pessoais não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor trabalhando no espírito do Surrealismo Pop.”

Quando?

A partir de 03/03/2016 (Premiere). A exposição estará em cartaz até maio.

Onde?

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br 

Quanto?

De R$400, (Premiere) a R$ 40,00.

http://www.ingressorapido.com.br/timburton/

Comentários

comentários

2 comentários

  1. Preciso MUITO ir! Não tem UM filme nessa lista que eu não goste :DD Jack e Sally tem um espacinho guardado no meu coração <3

Deixe o seu comentário!