Curiosidades Moda

Quanta água é necessária pra você “andar na moda”?

10/03/2015

O que mais se ouve falar nos últimos tempos é sobre a necessidade de economizar água. Assim como no Carnaval quando as campanhas sobre o uso de camisinha se fortalecem, em tempos de crise hídrica somos lembrados diariamente da importância do consumo consciente. Uma pena que essa conscientização só receba a devida atenção nos momentos mais difíceis. É preciso o medo bater à porta para nos darmos conta de como usamos esse recurso da forma errada.

Pensando nisso trouxe alguns dados referentes ao consumo da moda X água, afinal, a água faz parte do processo de fabricação de muitos produtos, muitos mesmo, praticamente tudo o que usamos depende da água para ser fabricado, uns mais, outros menos, mas esse líquido é fundamental.

Quanta água é necessária para vestir um sapato?

Você saberia me dizer qual é a quantidade de água necessária para produzir o jeans que você está vestindo? E esse par de sapatos?

Para produzir uma calça jeans são necessários 11.000 litros de água. Para que uma camiseta seja sua é gasta a mesma quantidade de água usada para dar a descarga 250 vezes.

Antes de encher as sacolas no shopping reflita se você realmente necessita disso. E olha que estou me prendendo apenas nas principais peças de vestuário, nem vou entrar no universo dos cosméticos e da alimentação.

água e moda

  • Par de sapatos: 8.547 litros;
  • Jeans: 11.000 litros;
  • Camiseta: 2.495 litros.

O jeans, além de consumir muita água durante a fabricação também necessita de muita água para lavá-lo.

Pensando no futuro da sua empresa a Levi’s vem propagando uma forma mais sustentável de “limpar”o seu jeans: Colocando no congelador. Parece brincadeira, mas de acordo com um dos principais CEOs da marca, uma escova de dentes ou uma esponja ajudam a remover manchas e alguma sujeira visível enquanto as bactérias causadoras do mau cheiro são mortas ao expor a peça a baixas temperaturas.
jeans
A Levi’s está preocupada e busca alternativas para o seu processo de fabricação com o intuito reduzir a quantidade deágua utilizada desde a plantação do algodão até as várias lavagens que fazemos em casa.
Consumir de forma consciente não se limita em fechar a torneira enquanto você escova os dentes. Então você se questiona se o seu gesto tem valor frente ao que deixa de preservar grandes indústrias, eu digo que tem, em especial se você propagar a ideia, se você servir de exemplo pra outra pessoa.
Quer saber mais sobre o consumo de água? Confira http://www.imagineallthewater.eu/.

Comentários

comentários

4 comentários

    1. Oi Gabi!
      Os 4 principais ingredientes do batom são: perfumes, pigmentos, ceras e óleos.
      Cada fabricante opta pelos que achar mais adequado. Eu estou pesquisando pra descobrir o quanto de água é usado na extração de cada um desses ingredientes. MAS ESPERO que não se compare com uma calça jeans, né? Se eu encontrar mais infos, pode deixar que publico aqui.
      De qualquer forma o uso racional de cosméticos garante a diminuição de poluentes ao meio ambiente.
      Obrigada por levantar essa questão, é uma ótima pauta.

Deixe o seu comentário!