Curiosidades Esmaltes Saúde Unhas

Roer Unhas: Como Parar?

10/11/2014

roer unhas

Onicofagia, popularmente conhecido como o hábito de roer unhas. Quem passa por isso sabe que é um vício, como outro qualquer e que precisa de muita força de vontade para ser abandonado. Quem não rói muitas vezes não compreende. Eu como uma ex-roedora assumida resolvi falar um pouco sobre esse assunto no vídeo a seguir e também dar dicas de como parar com esse hábito tão ruim.

Muitas vezes escondi as mãos, quando alguém falava sobre unhas, esmaltes… Muitas vezes recorri a unhas postiças, que aliás, e uma ótima alternativa. Recomendo as auto adesivas, como essa.

Desde que me conheço por gente eu tinha as unhas roídas, desde criança lembro da minha mãe me pedindo para tirar os dedos da boca, mas nunca obteve resultados.

Sou uma pessoa ansiosa e sempre descarreguei isso ou em comida ou nas minhas unhas. Sim eu sei que isso não é saudável, hoje, aos poucos estou conseguindo controlar, seja através de atividades que me fazem relaxar, através de terapia e até mesmo com o uso de medicações indicadas pelo meu médico. Tenho bruxismo, somado com a “roeção” acabou gerando um problema na ATM, sendo assim, a mudança de hábito não foi somente pela estética. Isso que nem vou entrar no assunto que roer unhas detona os dentes…

Tenho tido progresso nisso tudo e minhas unhas são um exemplo disso. Era ruim quando alguém dizia que era feio roer as unhas e que eu não deveria fazer aquilo… E o pior, muitas vezes vinha de alguém que também tinha algum vício. Minha vontade era de dizer: –Bom, amiga, você também não deveria fumar, né? Mas o meu bom senso não permitia. É normal alguém com problemas apontar o problema do outro como forma de ignorar aquilo que não consegue mudar. Hoje eu compreendo.

Felizmente são poucas as coisas na vida que a gente não consegue mudar e novos hábitos, mesmo que difíceis de levar a diante são possíveis. Aproveito pra mandar um beijo pra Rosane Diesel, minha amiga e manicure que é uma das pessoas que mais me ajuda a mudar isso.

Agora divide comigo, você já passou por isso?

Beijo.

 

Publicitária, adora música, séries de tv e viajar, mas queria mesmo era ter sido paquita da Xuxa.
Compartilhe
Veja também esses posts

Comentários

comentários

26 comentários

  1. Por incrível que pareça, roí as unhas quase minha vida inteira, parei sério por duas vezes, faz um mês que parei de roer novamente. E por coincidência, também tenho bruxismo, consultei com a doutora especialista e ela me detonou pq de cara viu que eu roía as unhas, o que agrava o problema na articulação.Espero continuar firme e forte nessa parada,as pessoas tem nojo de quem rói as unhas, e sempre te julgam por isso.

  2. Não me lembro de ter tido nada muito sério, mas já rui minhas unhas. Só que nunca cheguei a me ferir fazendo isso…
    Fiquei impressionada com seu vídeo. Parabéns pela determinação, Julinha.

    Beijinhos, tenha uma ótima semana…

  3. Ai, eu vivo roendo as unhas. D:
    Acho que se eu fosse mulher, eu me controlaria mais. Iria querer unhas grandes e afiadas, tipo da Lana Del Rey. Roer unha escura deve ficar o resto do esmalte nos dentes. HSAHSHHSAS
    Adorei as dicas, beijoooo!

    Thaís Ariane ta escutando as dicas né? u_u'

  4. Pega uma pimenta fresca e passa a unha, mesmo lavando nao sai. Toda vez que colocar o dedo na boca vai lembrar. Eu roia muito e hoje tenho consciencia de quantas doenças vc pode pegar colocando a mão na boca. Beijos

  5. Julia! Logo que você postou o vídeo, fiquei curiosa para vê-lo. Guria, eu me via em todas as situações que você citou. Foram anos e anos roendo unhas, mas com foco e força de vontade, hoje consegui deixar esse vício de lado. Porém, é algo tão automático que quando se vê, já estamos mutilando novamente nossas mãos e o resultado disso não é nada legal. Adorei suas dicas, tanto que algumas delas eu já sigo à risca há muito tempo. Beijos

  6. Oi Daia, pois é, realmente, como eu disse, só quem rói pra entender a loucura. Comigo vem dando certo, mas claro, não nego que eu possa ter recaídas, normal, mas tá indo, rs. Beijo.

  7. Oi Julia!
    Eu me identifiquei totalmente com esse vídeo…Eu tenho esse problema terrível de roer unhas e já sabia algumas dicas e outras,como a da lixa vou adotar a partir de agora!
    Eu adorei seu vídeo,você é super paciente,explica tudo direitinho!Uma fofa!
    Beijos da Bia!♥♥♥

    http://www.strelateen.com

  8. Oie linda
    Nossa eu já roi tbm! parei eu tinha uns 12 anos um choque de realidade depois que minha mãe me deu pra lá de broncas, passava uns treco na ponta do dedo e nada… Até que vi as unhas da Marrom (Alcione) na tv e me encantei comecei a esmaltá-las e elas começaram crescer e são bem fortes hoje são grandes mas sofri demais até conseguir parar!

    Bjkas

  9. Oi Ju!!
    Maravilhoso o vídeo, gostaria de saber se vc mesma faz as unhas e qual é esse azul que vc está usando!
    Bjsss ; )

    1. Oi Fran, ainda não tenho muita habilidade e na verdade eu demoro muuuito e não fica tão bom, então a Rosane, minha manicure que faz. O esmalte é o Santorini da Jequiti. Beijooo.

  10. Sempre roí unha e já tentei parar diversas vezes, agora estou conseguindo, mas ela não tem muita força para crescer. Para pintar sempre ficava no rende, por não gostar de escuro na unha curtinha, tenho coleção de esmaltes nudes e tons de salmão, mas sempre ficava insatisfeita com o acabamento. Enfim estou apaixonada pelo esmalte champagne da Panvel, ele é nude cremoso e fica muito delicado na unha curta, até parece que a unha fica mais compridinha 😀 <3

Deixe o seu comentário!