Dicas Fotos

Dicas para fotografar com lente invertida

12/09/2014

Depois que você entra no mundo da fotografia percebe que ele pode ser um tanto quanto caro, principalmente quando você analisa os preços das lentes (no caso de câmeras com lentes cambiáveis).

O bacana das câmeras profissionais e semi-profissionais com lentes cambiáveis é a possibilidade de você poder realmente “produzir uma fotografia personalizada” usando todos os recursos que esses aparelhos fornecem. Acho lindíssimo fotos de detalhes pequenos, aquelas que realmente você só consegue captar com uma lente específica macro. Mas vamos combinar que uma lente macro é super cara e você só vai poder fotografar fotos de pertinho, então é uma lente que você usará muito pouco se você não for um profissional.

Um truque bem legal para você transformar qualquer lente em uma lente macro é usá-la de modo invertido, ou seja, não encaixá-la no corpo da câmera e fotografar com ela ao contrário (como mostra as fotos abaixo). Essa técnica permite fotos de detalhes beeeeeem próximos – coisa de um dedo ou dois de distância. Como as lentes não encaixam no corpo nessa posição há a necessidade de você ficar segurando a lente na frente do corpo, então um tripé ou outro tipo de apoio ajudará muito nessa hora.

fotografar-com-lente-invertida-como-fazer-5

fotografar-com-lente-invertida-como-fazer-4

fotografar-com-lente-invertida-como-fazer-3

fotografar-com-lente-invertida-como-fazer-2

fotografar-com-lente-invertida-como-fazer-1

Outra coisa bacana para levar em consideração é o seguinte: qualquer lente pode ser transformada em uma “macro”, porém as lentes com maior abertura de diafragma, como uma 50mm F/1.4, garantirá fotos mais claras sem a necessidade de aumentar a velocidade do obturador para permitir um tempo de exposição maior (quando você aumenta essa velocidade a foto demora mais para ser feita e como você estará segurando a lente em uma mão a possibilidade dela sair tremida é muito maior).

Para botar essa técnica em prática é preciso paciência porque para conseguir o foco necessário é um tanto quanto trabalhoso. O foco fica em somente um ponto da foto (que pode variar dependendo da posição da câmera e objeto). O resultado é uma foto com um pequeno ponto focal e todo o resto bem desfocado (lembra até o esquema de uma tilt-shift).

Todas as fotos abaixo foram produzidas com a lente invertida:

fotografar-com-lente-invertida-dicas-10

fotografar-com-lente-invertida-dicas-18

fotografar-com-lente-invertida-dicas-17

fotografar-com-lente-invertida-dicas-16

fotografar-com-lente-invertida-dicas-15

fotografar-com-lente-invertida-dicas-14

fotografar-com-lente-invertida-dicas-13

fotografar-com-lente-invertida-dicas-12

fotografar-com-lente-invertida-dicas-11

fotografar-com-lente-invertida-dicas-9

fotografar-com-lente-invertida-dicas-8

fotografar-com-lente-invertida-dicas-7

fotografar-com-lente-invertida-dicas-6

fotografar-com-lente-invertida-dicas-5

fotografar-com-lente-invertida-dicas-4

fotografar-com-lente-invertida-dicas-3

fotografar-com-lente-invertida-dicas-1

fotografar-com-lente-invertida-dicas-2

Dicas para fotografar com lente invertida:

– Nunca aponte sua lente diretamente para o sol, como ela estará fora do corpo o sol pode danificar todo o maquinário da lente e da câmera.

– Cuidado com o manuseio da lente, principalmente lentes mais baratas e felves (com o encaixe feito de plástico e não de metal) são mais sensíveis.

– Utilize um tripé para facilitar – além de deixar uma mão livre para segurar a lente e outra para apertar o botão, o tripé também ajuda a não tremer na hora de fotografar.

– Teste vários ângulos – a foto pode não sair do jeitinho que você quer logo de primeira, então o legal é você brincar muito com a câmera e tirar várias fotos.

E aí, vocês já sabiam que dava pra fotografar com lente invertida? Quem aqui já testou essa técnica?

Conta pra gente! :}

Comentários

comentários

3 comentários

  1. Nossa muito legal eu nem sabia que tinha como tirar a foto revertendo a lente! Pena que não tenho uma câmera ser não ia agora tirar fotos assim! Dar um desfoque incrível nas fotos…
    Beijos!

Deixe o seu comentário!