Relacionamentos Sem categoria

Erros e acertos: O autoconhecimento fortalece

24/06/2014

angústia


O ser humano é fraco, isso é fato, isso é natural, mas não, não é desculpa. Quando você está de alguma forma desequilibrado suas chances de cair são muito maiores. Quando eu digo cair me refiro fugir daquilo que até então você acredita que é o melhor pra você, dar um passo impensado, agir compulsivamente… E depois, em alguns casos, se culpar.

Eu já tive momentos assim e tenho absoluta certeza que você também, e o pior, nessas horas não pensamos muito no que determinado comportamento pode gerar. Algumas consequências são toleradas, fáceis de retroceder, como a caixa de chocolate que você devorou. Basta não repetir ato, que tudo melhora e a culpa vai embora. Já outras podem mudar sua vida, e a vida de outras pessoas, ás vezes de forma positiva, ás vezes só te desequilibrando ainda mais e levando a uma fila interminável de erros que te colocam cada vez mais pra baixo. Sabe o fundo do poço? Alí. E acho que na maioria das vezes o buraco é cavado por nós mesmos. 

Mas porque agimos compulsivamente? Muitas vezes o que buscamos é aliviar certo desprazer que emoções como angústia e ansiedade trazem, nos afastar da realidade mesmo que por um período curtíssimo. Em muitos casos o ato torna-se necessidade, a ponto de ser comparado com o uso de drogas e comprometer a qualidade de suas relações, tanto afetivas, profissionais e sociais. O que muitas vezes gera mais ansiedade e angústia, e cria-se um círculo difícil de sair.

Autoconhecimento faz a diferença na hora de encarar tudo isso. O que motiva o meu mal estar? O que motiva a minha insatisfação, minha angústia? Talvez descobrir essas respostas é o primeiro passo para minimizar as chances de chegar ao fundo ou enxergar a luz no fim do túnel. Pare e analise suas atitudes, e descubra o que fazer e o que não fazer para mudar essa situação. 

Um bom dia pra você.

Acompanhe o blog também no  Instagram |   Twitter  |   Facebook   Youtube

Julia Thetinski

Comentários

comentários

4 comentários

  1. Achei muito interessante seu cometário de descobrir a causa de nossos exageros. Mas acho que não é suficiente, penso que o mais importante pra tudo na nossa vida e que é muito muito difícil é a disciplina. Se seguimos uma disciplina conseguimos comer menos, economizar mais,estudar mais, ocupar melhor nossa vida com coisas que tenham mais importância e conquistarmos tudo o que desejamos. Por isso que eu admiro os atletas.

Deixe o seu comentário!