Literatura

Tag: Um livro para você por Julia Thetinski

23/04/2014
 
E aí? Tudo bem com vocês?
 
Para quem não sabe hoje é o dia mundial do livro e dia do autor. Pensando nisso resolvi criar uma TAG chamada “Um livro para você”. Tá, mas do que se trata? Abaixo eu escrevi um pouco sobre o meu autor preferido, mas você pode escolher se quer escrever sobre o seu autor ou sobre o seu livro predileto. Indique um livro também. Se postar no seu blog, me passa o link que publicarei aqui. Se não tem blog e quiser participar é só enviar o texto por email que também publicarei aqui no Frescurinha.
 
Rubem Fonseca
 
 
Vamos lá? Vou tagarelar sobre um autor que desde o ensino médio me fascina: Rubem Fonseca.
 
Rubem Fonseca é um vovozinho, nasceu lá em 1925. Estudou ciências jurídicas e se tornou policial, o que inspirou muitas estórias para seus livros. Eu que adoro um mistério, um romance policial, me apaixonei. 
 
Sempre muito recluso, longe de holofotes poucas são as entrevistas que ele concedeu a jornais e tvs. O que me deixava um pouco angustiada quando eu não tinha acesso a internet, pouco sabia sobre o autor que deixava as minhas tardes felizes. 
Rubem Fonseca
 
 
Tem uma história interessante sobre ele, lá em 1989 durante a queda do muro de Berlin um repórter da tv brasileira o entrevistou sem saber que era Rubem Fonseca… Depois na edição que as criaturas se deram conta, tamanho era o mistério da sua pessoa. 
 
Suas obras também servem como críticas sociais. Com seu estilo áspero fala de violência, solidão e sensualidade, atravês de narradores fortes. Espaços obscuros da sociedade. Os personagens não possuem muitos princípios morais, princípios que costumam se diferenciar dos meus, mas no final acabo torcendo por eles… Fico sem saber quem é o vilão e quem é o mocinho.
 
Um trecho que gosto muito:
 
 
Você está triste?
Não sei. Talvez.
Tristeza dá câncer, sabia?
Pensei que dava verruga no nariz.
Estou falando sério.
[ Rubem Fonseca em Axilas e outras histórias indecorosas ]
 
Quer começar uma relação com o velhinho aí? Sugiro Vastas emoções e Pensamentos Imperfeitos, Bufo & Spallanzani e o livro de contos Ela e outras mulheres.
 
E lembre-se, se fizer a tag, deixa o link aqui nos comentários que atualizo esse post. 
 
Veja a tag em outros blogs:
 

E por aqui:
A dica da Bruna Marques
A dica da leitora Helen Bahlewalk

 
 
Acompanhe o blog também no  Instagram |   Twitter  |   Facebook   Youtube
 
 

Comentários

comentários

2 comentários

Deixe o seu comentário!