Beleza Saúde

Eu Sou Feia | Um texto sobre Bullying

10/12/2013
Uma vez assisti uma propaganda na televisão e nunca mais esqueci. Contava a história de uma princesa, durante muitos anos essa ela ouvia que não era bela, que sua aparência não era das melhores… Ela acreditou. Então a princesa cresceu e se tornou uma linda mulher, muitos a admiravam pela beleza, porém de tanto ouvir o contrário ela não acreditava que era bonita. 
Infelizmente isso não é só um conto de fadas. Todos os dias pessoas ouvem críticas e comentários maldosos relacionadas a sua aparência, pelo simples prazer que o ser humano tem em apontar o outro, seja por estar fora de um padrão de beleza, seja por apenas ter um estilo próprio, seja por algo que não esteja estampado nas capas de revistas.
Quando se é adulto, e com a autoestima em ordem na maioria das vezes é mais fácil ignorar esse tipo de ofensa, pelo menos é o que me parece, em especial se críticas são novidades pra você, simplesmente se ignora. Mas quando se é criança acabamos tornando isso uma verdade incontestável, e por mais que a sua mãe diga que seu cabelo, seus olhos e suas mãos são lindas, você começa a acreditar que isso é papo de mãe e que só aquele coleguinha que resolveu implicar com o seu cabelo tem razão. 
Então como se necessário fosse você muda o cabelo, daí ele começa a implicar com o seu nariz, seu peso, sua pele, sua cor… Tudo é motivo para ofender. E você acredita em tudo o que ele diz. A mãe dele nem sonha que ele faz isso, e ele nem imagina o quanto está te ferindo. 
O tempo passa, passa, os anos correm, e a beleza que sua mãe sempre viu, continua alí, fica clara para o resto do mundo, só que agora te convencer do contrário é difícil, apesar de você ver diariamente no espelho que tudo está melhor a sombra das críticas permanecem. 
Você já elogiou alguém hoje? (Leia também)

Acompanhe o blog também no  Instagram |   Twitter  |   Facebook   Youtube



Comentários

comentários

6 comentários

  1. Muito bom o texto (no sentido da escrita e não da realidade que o texto mostra). Infelizmente é bem assim. Mas a gente tem que ficar feliz como a gente mesmo é, até porque, a gente é bem mais bonita do que a gente se vê, pelo menos já foi comprovado. rs
    Amei seu blog conheci e estou amando. PS. que cabelo lindão é este? Morrendo de inveja hahah.
    Beijos!!
    blog-bonecadeluxo.blogspot.com.br

  2. Eu sp me achei feia e hj estava procurando algo sb isso. Qdo vi sua foto, logo pensei:” ah tá, uma mulher linda dessas vai falar sb a importância da autoestima, da beleza interior, blablabla…” Mas foi ótimo ter lido. Gostei muito do seu texto, mas a pergunta final é q me chamou atenção: será q nós não deveríamos, todos os dias elogiar alguém (tipo, a boa ação do dia). Isso traria um bem enorme a uma pessoa q sinta feia, carente, triste, sem muita “inteligência”, com dívidas etc. Ou seja, qq pessoa q tenha problemas tem tb um lado a ser elogiado e isso pode melhorar seu dia. Isso vai melhorar o MEU dia tb. Por exemplo, eu sou feia, mas tenho outras qualidades. Vou tentar fazer isso: elogiar ao menos uma pessoa por dia. Quem sabe assim eu paro de pensar na minha feiúra, mesmo q eu continue sem namorado, sem achar q posso encontrar alguém p mim… Ou seja, vou tirar o foco de mim mesma e tentar fazer esse pouquinho por quem está a minha volta. Obrigada, Júlia. Acho q o q aprendi aqui agora vai me ajudar a fazer o meu 2014 melhor. Feliz 2014 p vc. Nina

Deixe o seu comentário!