Dicas Dieta Nutrição Receitas

Receita do dia: Para esquentar!

11/11/2013

Enquanto o frio dessa primavera esquisita não vai embora, trago pra vocês mais duas receitas saborosas e de baixa caloria que vão ajudar a esquentar o corpo sem ter que enfiar o pé na jaca!

Já comentei lá no Fome de quê? que embora no Brasil o clima não seja bem definido a ponto de ocorrer uma adaptação ao frio no nosso organismo, é fato que nos dias mais frios comemos mais para compensar o gasto energético (calórico) do corpo para nos manter aquecido.

Nossa última receita, o omelete doce, continha canela, que assim como alguns dos ingredientes das receitas de hoje, é termogênica, isto é, estes alimentos dificultam a digestão e forçam nosso corpo a gastar mais calorias. Como resultado há um discreto aumento no metabolismo, aumento do gasto calórico, e aumento da temperatura corporal.




Iogurte indiano

O nome nada mais é do que homenagem ao local de origem do gengibre, toque especial desta receita. Na verdade é só mais um modo de comer iogurte, pra sair da mesmice de comer iogurte puro, iogurte com fruta, iogurte com granola… Quanto mais variarmos a forma de apresentação ou preparo das coisas, melhor.

E garanto que a maioria dos brasileiros não atinge a recomendação diária de cálcio! A recomendação atual é de 1000 mg de cálcio por dia (ou, traduzindo para “comida”, 3 porções de laticínios por dia)! Quem aqui, com a correria do dia a dia, consume isso? Pois pensem em incluí-los no café da manhã e nos lanches, seus ossos agradecem.



Ingredientes:

1 copo de iogurte natural adoçado desnatado ou light da sua preferência
1 pedaço de aproximadamente 4 cm X 4 cm de gengibre descascado
1 colher de sopa de água filtrada
1 colher de chá de mel
Suco de limão a gosto

Modo de preparo:

Triture o gengibre com um pouquinho de água com auxílio de um mixer até virar uma papa e coe com uma peneira. Irá sobrar aproximadamente 1 a 2 colheres de chá de caldo de gengibre. Adicione este caldo ao iogurte, adoce com 1 colher de chá de mel e esprema um pouquinho de limão.

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 5 minutos

O gengibre além de termogênico é excelente para o sistema imune e combate de infecções, e ainda temos o limão, rico em vitamina C, antioxidante que também favorece a imunidade e ainda auxilia na síntese de colágeno da pele.

Gosto de experimentar tipos e marcas de iogurtes. Sempre escolho os desnatados por causa da redução de gorduras saturadas. Neste dia escolhi o grego, mas não tenho conflito de interesses. Era grego… Agora é indiano! 😉



Filé de frango com canela e chipotle

O molho de pimenta chipotle é resultado do processo de defumação da pimenta tipojalapeño vermelha. Não é tão picante quanto a pimenta malagueta (vermelha) nem tão suave quanto as pimentas de cheiro. Combina muito bem com carnes e pode ser usada antes da cocção ou para finalizar os pratos.

Ingredientes:

4 filés de peito de frango sem pele
Suco de 1 limão
2 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Canela em pó a gosto
Molho de pimenta chipotle a gosto
Óleo para untar

Modo de preparo:

Em um recipiente que tenha tampa, tempere os filés de frango com limão, alho, sal e pimenta do reino a gosto. Tampe e leve à geladeira por algumas horas, para que pegue bem o sabor. Na hora de servir, unte uma frigideira com um fio de óleo suficiente para que os filés não grudem. Deixe dourar os dois lados em fogo médio. Finalize com a canela em pó e chipotle e sirva.
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

Acompanhe a Thaís também no  Instagram |   Twitter  |   Facebook   Blog

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!