Viagem

Porto Alegre: Cuca Haus

26/11/2013

 

 Cuca Haus

 

Uma das maiores alegrias que tenho em morar em Santa Cruz do Sul e ter uma mãe pra lá de prendada é a gastronomia germânica, sem a menor sobra de dúvida! Explico: a cidade foi colonizada por imigrantes alemães, ou seja, as características verbais, físicas e, principalmente da culinária, estão por todos os lados. E olha que coisa linda, duas “fridas”, a Luana e a Raquel, resolveram levar um pouco da nossa herança cultural para os lados da capital e, desde o ano passado, Porto Alegre conta com o Cuca Haus, gastropub especializado em gastronômica típica germânica.

 

 Cuca Haus

 

Cuca Haus

 

Ao entrar no local, vale conferir a decoração com alguns móveis de família, fotografias antigas e frases em alemão nas paredes, quase uma viagem no tempo. Segundo passo é sentar e dar uma olhada no cardápio. Caso vocês não saibam, comer e beber são duas coisas que o povo alemão -e os descendentes também- faz sem muito esforço e com muita alegria! A carta de bebidas contempla mais de 40 rótulos com variados estilos de cervejas tanto nacionais como importadas, inclusive da marca artesanal Heilige, cervejaria da terra natal das gurias. Já a parte das comidinhas merece um parágrafo só delas! Vem comigo!

 

 Cuca Haus

 

 Cuca Haus

 

Desde que o Cuca Haus abriu, meu sonho gastronômico passou a ser o Cuca Burguer (preparado no pão de massa de cuca com hambúrguer de lombo suíno, bacon, cebola-roxa, tomate, mussarela, pepino, molho barbecue e folhas de mostarda). Eis que entrei num frenesi alimentício ao provar o prato! Carro-chefe da casa, além dele tem o famoso Hamburg Beckenbauer, que venceu o Poa Burguer Fest! Calma, não esqueci das cucas! Aliás, elas foram escolhidas pela Veja Comer&Beber 2013/14 como as melhores de Porto Alegre!

 

No site tem o cardápio completo, mas além dos hambúrgueres e cucas vou deixar vocês com água na boca porque também tem strudel (com quatro sabores) que pode ser servido com sorvete de creme, pasteis de cerveja, seis tipos de linguiça, cachorro quente colonial, prato tradicional com chucrute e batata recheada! O local tem ambiente interno e externo para 70 pessoas sentadas e as meninas também aceitam encomendas de cucas. O atendimento é feito por elas e, em época de Oktoberfest, o uniforme de trabalho é o traje típico de “frida”!

 

Endereço: Rua São Luis, 1101 – Santana – Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3217-3826 
Horário: De terças a sextas das 17h às 24h e aos sábados das 15h às 24h. 
Acompanhe a Melz também no  Instagram |   Twitter  |   Facebook   Flickr

 

Comentários

comentários

3 comentários

  1. Ah que dica ótima Márcia!!
    Eu conheci Porto Alegre quando era um pouco mais nova e tenho uma péssima impressão da cidade! Mas todos que eu conheço falam mega bem de lá e eu sempre trabalho na minha mente para dar uma segunda chance ao local!
    Acho que o fato de eu ter chegado lá em dia de jogo (Internacional versus Grêmio) fez com que eu me assustasse com a cidade! Estava abarrotada, os hotéis estavam lotados e eu acabei ficando um pouco afastada do centro… sei lá!
    Só sei que preciso ir novamente para conhecer melhor e esse post já me fez ter um lugar desejo para ser visitado!
    xD

Deixe o seu comentário!