Dieta Nutrição Receitas Saúde

Receita do dia: Omelete doce

25/10/2013
Já vimos aqui o que considero uma alimentação saudável. E comer bem às vezes parece meio chato e monótono, ninguém aguenta comer as mesmas coisas sempre (e nem devemos). Foi assim que surgiu esta receita de hoje. Temos o hábito de comer frutas in natura, tomar o suco da fruta. Também conhecemos o ovo cozido, o omelete, o ovo pochê… Por que não misturar as 2 coisas e fazer uma 3ª coisa com um gosto diferente? Esta semana fiz uma experiência na cozinha e prometi que se ficasse bom eu iria postar no Instagram. 
Minha mãe estava comigo e perguntou “E isso é bom?”, hahahaha, respondi “Isso é que nós vamos ver!”. Fez tanto sucesso que decidi compartilhar a receita com vocês. E respondo de antemão: comi cantando! Vamos à receita!
Ingredientes:
  • Claras de 2 ovos
  • 1 banana picada
  • 1 colher de sopa de aveia
  • 1 colher de chá de linhaça dourada
  • Canela em pó a gosto
  • Óleo para untar
  • Mel a gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque as claras de 2 ovos, adicione a banana, a aveia, a linhaça e a canela em pó. Unte uma frigideira com um fio de óleo e despeje a mistura e espalhe uniformemente, como se fosse uma panqueca. Deixe em fogo médio até as bordas começarem a se soltar da frigideira (aproximadamente 3 minutos). Vire o omelete, abaixe o fogo e deixe por mais 1 minuto ou até que a clara esteja endurecida. Num prato, adicione o mel e sirva.
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 5 minutos
Dicas:
Quebre sempre os ovos em um recipiente diferente do qual você coloca os demais ingredientes. Assim, se 1 ovo estiver estragado (podre) você não perde a receita inteira! Utilizei banana para esta receita, mas é possível adaptá-la colocando as frutas de seu acesso e preferência.
Também é possível colocar um pouquinho de açúcar ou adoçante culinário no omelete ao invés de adoçar com o mel no final.
Este omelete doce é uma boa opção para o café da manhã, lanche depois dos treinos ou sobremesa.
É uma receita leve, nutritiva, é fonte de fibras, proteínas, energia, vitaminas, minerais e ômega-3, uma gordura que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso tem a canela, que é um tempero termogênico.
A recomendação atual para o consumo de ovos é de 2 unidades por semana. Isto por causa da gema, que contém muitos nutrientes mas contém também grande quantidade de colesterol. Como só utilizamos as claras, não tem problema consumir diariamente (a menos que você tenha algum problema renal).
Conselhos de nutricionista: Não se empolgue com o mel… A receita é “light” mas o mel é calórico. Indivíduos saudáveis podem consumir até 1 porção de doces por dia.

Isso corresponde a 1 colher de sopa de mel. Se você quiser adoçar outras preparações e/ou bebidas com açúcar ao longo do dia, não utilize a colher de sopa como medida para o mel, utilize o suficiente para adoçar.
Crianças até 2 anos não devem consumir mel por ser um produto cru, que pode ser fonte de contaminação (bactérias). O sistema imunológico delas ainda não está preparado para receber este tipo de alimento.
Diabéticos: consumir mel é a mesma coisa que consumir açúcar! Adicione o adoçante culinário aos ingredientes.
Depois me contam como fizeram e o que acharam! Bom apetite!


Acompanhe a Thaís também no  Instagram |   Twitter  |   Facebook   Blog

Comentários

comentários

4 comentários

Deixe o seu comentário!