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Alimentação: É dia de show! O que comer?

11/10/2013
O Rock in Rio deste ano já acabou, mas shows e festivais não faltam! 
Sempre que vai a algum show, a Julia mostra suas viagens, conta suas aventuras, deixa a gente com água na boca, desejando ter ido junto, não é mesmo? E por falar em água na boca, hoje vim dar algumas dicas que vão te ajudar a curtir um som sem desanimar, com pique do começo ao fim! 
HIDRATAÇÃO 
Em primeiro lugar: hidrate-se bem! 
Nosso corpo é constituído por cerca de 70% de água. Além disso, luz solar direta, mormaço, ambientes fechados e com muitas pessoas costumam elevar muito a temperatura, por isso é importante manter o corpo fresco e hidratado. O ideal é beber muita água e ingerir líquidos (sucos, chás, água de coco…) antes, durante e depois do show. Ok, encontrar ou usar um banheiro público pode não ser uma das tarefas mais fáceis e agradáveis. Tudo bem, se você não quiser sair para ir ao banheiro bem na hora do seu show favorito e correr o risco de perder seu lugar na multidão, beba muita água e líquidos antes do evento, principalmente antes de sair de casa e volte a se hidratar o mais rápido possível ao término do show. 
Em festivais pode ser mais complicado, sobretudo porque algumas pessoas gostam de passar o dia no local. Ainda assim dá pra dar um jeito. Hidrate-se mais ao longo do dia e após o festival. Durante o show ou quando volume de suor for intenso, vale à pena tomar um isotônico, que tem mais minerais. Eles ajudam a água ser absorvida mais rapidamente, evitando a desidratação. Cafés, chás, chocolate quente, guaraná, refrigerantes e energéticos podem ajudar a dar uma energia extra, mas devem ser consumidos com moderação, principalmente por gestantes, pessoas com pressão alta, problemas cardíacos e gastrite. 
ALIMENTAÇÃO 
Coma alimentos que fazem parte do seu hábito alimentar. Nunca experimente algo que você nunca comeu ou bebeu na véspera do show! Pode ser que não aconteça nada, mas corre-se o risco do corpo não aceitar muito bem. Ninguém quer passar mal e perder um show super aguardado (além do dinheiro)… 
Faça um bom café da manhã, incluindo pelo menos 1 alimento fonte de carboidrato (pão integral, torrada integral, cereal matinal, granola, aveia), 1 fruta e 1 laticínio magro (leite desnatado, queijo branco, iogurte desnatado, ricota, cottage). 
A energia que vamos gastar ao longo do dia e no show deve vir da nossa alimentação, sobretudo dos alimentos fonte de carboidratos (que aliás são muito polêmicos, já respondi aqui* se comê-los à noite engorda ou não). * http://thaisleaonutricionista.blogspot.com.br/2013/04/mito-ou-verdade-comer-carboidrato-noite.html
Ao longo do dia, nas refeições antes do show, é interessante incluir alimentos fontes de carboidrato que sejam ricos em fibras, os integrais, pois a energia é absorvida e liberada aos poucos, e você terá disposição para enfrentar o dia. Já no momento do show, é sempre bom ter um alimento fonte de carboidratos simples, que forneça energia de maneira rápida, porque você irá absorvê-la e usar rapidamente. 
Boas dicas são alimentos e bebidas doces de pequenas porções (para evitar sensação de estufamento) e fáceis de carregar, como as famigeradas barrinhas de cereais, balas, frutas secas, sucos e os próprios isotônicos, que já têm açúcar. Em festivais, às vezes temos a necessidade de nos alimentar no local. Caso não haja a possibilidade de entrar com alimentos e bebidas, preste atenção nas condições de higiene das barraquinhas. 
Veja se os alimentos estão acondicionados em estufas térmicas, se os funcionários higienizam as mãos, se seus uniformes estão limpos, etc. Alguns alimentos exigem maior atenção e devem ser evitados devido ao maior risco de contaminação, como ovos, maionese, salsicha e folhas. Estas são algumas dicas úteis, porém gerais. Para uma alimentação individualizada, que atenda especificamente as suas necessidades, procure um nutricionista. 
 Bom show!


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