Moda

Moda e Cinema: Janela Indiscreta

15/04/2013
Aproveitei uma noite em que o sono não vinha para assistir um filme de um dos meus diretores favoritos, Hitchcock. O escolhido foi Janela Indiscreta de 1954. Entre os tópicos que mais me agradaram na obra está o figurino, em especial os vestidos usados pela bela Grace Kelly.

Em Janela Indiscreta, Grace Kelly vive a namorada socialite do protagonista, o fotógrafo acidentado, vivido pelo ator James Stewart. Com a perna engessada, impossibilitado de caminhar, ele fica em sua janela, observando o movimento na vizinhança, até o momento em que testemunha um assassinato e divide o que viu com a namorada.

O figurino deslumbrante usado pela atriz é obra da estilista Edith Head, conhecida por parcerias com grandes diretores. Em tons de preto e branco, os lindos vestidos, traduziam a típica mulher da classe alta americana da época. O figurino impecável constrói a imagem de uma mulher submissa e frágil, porém a personagem surpreende e se mostra forte e determinada.

Edith é referência em figurinos cinematográficos, com 8 Oscars no currículo. Em 1924 foi contratada pela Paramount, após ter trapaceado na entrevista de emprego no estúdio. Como não tinha muita experiência, ela levou desenhos feitos por outra pessoa, aumentado assim suas chances de conseguir o cargo de desenhista de croquis do departamento de figurino, e não é que deu certo? 

Mesmo sem muita experiência, ela conseguiu desenvolver um bom trabalho criando figurinos para o cinema mudo. Começou trabalhando com o consagrado figurinista Howard Greer e 4 anos depois foi promovida a assistente de Travis Banton, um dos figurinistas mais importantes da década de 1930. 
A estilista chegou ao cargo mais alto do departamento de figurino da Paramount em 1938 onde permaneceu até 1966.
Para os filmes de Hitchcock, Edith Head, costumava ouvir algumas instruções do diretor, resultando em criações ricas em detalhes simbólicos que acrescentavam profundidade psicológica a história.

Beijo.

Comentários

comentários

2 comentários

Deixe o seu comentário!