Curiosidades Saúde

Cirurgia mamária x cuidados pós cirúrgico

28/11/2012

Até hoje eu escuto as minhas pacientes dizerem que  “o médico falou para não mexer no seio”. Pois eu discordo! Pode ser que vou gerar uma polêmica na área médica, mas preciso expor aqui, veículo de muitos acessos, a minha sincera opinião e apelo. 
A fisioterapia dermato funcional trabalha no pós operatório de TODAS as cirurgias plásticas. No caso de implante de silicone e  redução mamária/mastectomia feminina ou masculina, a grande maioria dos médicos não indica o pós operatório, o que é um retrocesso e um crime para com as suas pacientes.  O profissional habilitado para realizar o pós operatório, sabe exatamente o que pode e o que não pode fazer.  E outra,  a drenagem linfática não é a ÚNICA coisa que se faz no pó operatório.  
A estimulação de gânglios axilares e da região, o cuidado com aderências,  a hidratação intensiva da pele que fica debilitada, as possíveis fibroses e a atenção especial à cicatrização (elasticidade, coloração, volume e etc) e a utilização de produtos corretos são os pontos altos do tratamento, que não é extenso.  Geralmente são recomendadas de 5 a 10 sessões.

Só quem fez  o tratamento pós cirúrgico para mamas sabe a diferença do antes e depois deste breve tratamento. Os benefícios e a sensação de bem estar são percebidas na hora. Quem nunca fez esta cirurgia e pretende fazer, uma das sensações que incomoda muito é a pressão e dor nas mamas.  Assim que começam as sessões de drenagem linfática (suaves e certeiras e tudo o mais que envolve a “drenagem linfática”), o alívio do desconforto começa “entrar em cena”.  
Faço aqui o meu pedido: façam o tratamento pós cirúrgico de mamas com profissionais capacitados. Comprovem na prática o que estou dizendo.
Agradeço em nome de todas as pessoas que fizeram o tratamento pós operatório, aos médicos que indicaram, indicam e que continuarão indicando tal tratamento por entenderem a importância de tal procedimento.
Beijo.

PS: Fernanda Grün Rosa é Fisioterapeuta Estética e atende na Spazio del Corpo, em Lajeado-RS.

Comentários

comentários

8 comentários

  1. Nunca fiz esse tipo de cirurgia, mas todas as pessoas que eu conheço – e que fizeram alguma das cirurgias citadas a cima – não fizeram esse pós operatório!

    Fiquei preocupada agora… realmente os médicos não são de indicar o procedimento..
    o.O

    1. Infelizmente é verdade, Larissa. O que vc pode pensar é que a partir de agora, todas as suas amigas ou familiares que fizerem esta cirurgia (que é eletiva, ou seja, programada), VOCÊ irá alertá-los sobre a importância deste procedimento. E a indicação da leitura deste texto para todas as pessoas que vc conhece, também é um alerta.
      Fica a dica!
      Bjs

  2. Oii!!! Meu médico indicou a massagem pós-operatória, segundo ele, essa massagem confere um aspecto mais natural e ajuda a “encaixar” as próteses. Estou no 5º dia e já pude fazer, doeu bastante, mas depois já senti um alívio da pressão e diminuição do inchaço. Indico que façam!!!

  3. como era extremamente obesa e perdi peso, fiz 4 cirurgias separadamente, totalizando 7 procedimentos. fizeram primeiro a lipo para depois fazer a plástica, o que deu um resultado muito bom, todo médico só pode tirar uma quantidade máxima de pele e gordura, em cada cirurgia plástica,se fizesse tudo de uma vez, além do risco não ficaria bom. o pós operatório tem que ser indicado, sem as drenagens nem precisa fazer plástica, tem que ser com profissional qualificado. as drenagens quebram as cadeias de gordura, eliminam riscos de grandes inchaços, tiram a toxina através do sistema linfático. no caso de mamoplastia redutora a drenagem não é indicada; quando se coloca silicone eu não sei porque não coloquei

  4. boa tarde coloque silicone ja faz quarta dias estou fazendo drenagem
    gostaria saber quanto tempo que posso dirigir e caminhada e academia
    ja troquei e a segunda vez que coloquei silicone obrigada bjs

Deixe o seu comentário!