Comprinhas Curiosidades Dicas Pele

Sensibilidade: Sua pele tem humor próprio?

24/08/2012

Já ouviu falar nisso? Se um dia você acorda e sua pele está “assim” e outro dia você acorda e ela está “assada”… Fique de olho, sua pele pode ser ou etar sensível e por isso reage (bem ou mal) à tudo que você põe em cima. 
Pele sensível nem sempre é sinônimo de pele seca. Quem tem a cútis oleosa ou mista não está livre do problema. Ela também não escolhe a idade e o gênero e pode aparecer a qualquer momento. A sensibilidade é uma condição que pode atingir qualquer tipo de pele.
A pele sensível reage de forma excessiva aos estímulos internos e externos. Geralmente responde com vermelhidão, ardor, descamação, fissuras, procedimentos inflamatórios, coceira, entre outras reações.
  
Nós mesmos podemos desencadear ou agravar a sensibilidade da pele. Um exemplo são os hábitos de higiene excessivos ou inadequados. Há outros fatores que podem contribuir para o desencadeamento do processo, como variações climáticas naturais e artificiais, ar-condicionado, poluição atmosférica, aumento da exposição solar, além das condições do tratamento da água que consumimos. O excesso de banhos, água muito quente, barbear, depilar, esfoliar também são agressões mecânicas que acabam sensibilizando a pele.
  
Os cuidados devem ser redobrados, pois quanto mais sensível a pele, piores as consequências. Para quem sofre com isso, é recomendado ficar bem atento aos rótulos dos produtos de cuidados diários. Evite o uso de sabonetes alcalinos, loções alcoólicas, produtos abrasivos, ácidos de frutas (AHA), tensoativos e produtos perfumados. Recomenda-se o uso de produtos dermatologicamente testados, mas mesmo assim é preciso ficar de olho nas reações da pele.
O uso de sabonetes, por serem ricos em tensoativos, pode piorar a sensibilidade. Muitas vezes, tônicos com substâncias calmantes à base de extratos orgânicos podem ser eficientes na limpeza da pele, sem a necessidade do uso de sabonetes (mas isso somente sob indicação dermatológica). Novos avanços da indústria cosmética permitiram incorporar alguns princípios ativos, à sabonetes e hidratantes. Esse avanço pode trazer um impacto positivo no tratamento das peles sensíveis.
A hidratação é um passo essencial para a pele sensível, principalmente em períodos do ano com baixa umidade ou durante o inverno. Essa etapa pode ser feita com produtos à base de ceramidas, ácido linoleico, aquaporinas e silício, hidroxiprolisilane, entre outros. O uso da ureia deve ser avaliada, pois ela pode agravar condições de hipersensibllidade. O protetor solar também é importante nos cuidados diários de uma pele sensível, desde que seja livre de parabenos e perfumes. 
Dicas

– Utilize produtos recomendados para peles sensíveis.
– Evite cosméticos à prova d’água como o rímel por exemplo, pois exigem um solvente para removê-los, 
–  Jogue fora os cosméticos vencidos.
– Opte por produtos com bases vegetais. Produtos ricos em substâncias minerais têm uma maior tendência à sensibilização e à serem mais comedogênicos (formadores de cravos).
– Verifique os ingredientes de seu protetor solar. A recomendação correta é o uso diário de um protetor solar de amplo espectro,  um Fator de Proteção Solar (FPS) entre 30 e 60. Para as pessoas com pele sensível, opte pelo protetor solar físico, com partículas micronizadas de zinco e titânio.
– Use produtos que não contêm mais de 10 ingredientes. Simplificando: Quanto menos ingredientes em um produto, menor o risco de irritação ou sensibilização. Menos é mais
– Evite esmaltes. Eles são ricos em produtos químicos que podem causar alergia à pele.

Se algo irritou a sua pele? Tire imediatamente. Água em abundância ajuda!
Ah! E tenha sempre em casa um produto S.O.S.

1-Calmance da ROC.
2-Toleriane da la Roche Posay.
3-Nutrel creme suavisante da Aché.
4-Redukine AD da ADA TINA.
5- Fisiogel Loção da Stiefel (e todos produtos desta marca).
6- Água Thermal Avène, La Roche Posay e Vichy
7- Epidrat Sensi sabonete líquido.
8- Restoraderm sabonete líquido e loção hidratante da Cetaphil.
9- Loção de limpeza da Cetaphil.
10- Esmaltes, removedores e maquiagem Eclat da Alergoshop.
Beijo.









PS: Fernanda Grün Rosa é Fisioterapeuta Estética e atende na Spazio del Corpo, em Lajeado-RS.

Comentários

comentários

4 comentários

  1. Fernanda, minha pele é assim =( , ela é mista (oleosa na zona T e seca pra normal nas outras áreas) e sensível. O clima, oque eu como, tudo influencia diretamente nela né, mas às vezes parece que ela decidiu acordar ruim que só vendo, tenho que jogar kilos de base. Amei as dicas 🙂 uso muito rímel a prova d’água e muitos produtinhos pro rosto com bastante ingredientes, vou tentar usar uns mais simples quando a pele estiver assim!

Deixe o seu comentário!