Cirurgia Plástica Curiosidades Dicas Pele Saúde

Drenagem Linfática Pós Cirúrgica

24/07/2012
A cirurgia plástica necessita de drenagem linfática antes e depois da cirurgia. Antes, pelo menos  uma sessão, e após no mínimo vinte.
A cirurgia vale tanto para corrigir “defeitos” genéticos como para reverter alterações de forma,  volume e/ou tamanho… ou para reparar os efeitos do tempo…  Para conseguir o que se deseja,  lembre de marcar as suas drenagens antes e até 5 dias após a cirurgia! 
 
Durante a sessão de drenagem linfática manual os movimentos são feitos com suavidade e delicadeza (se você fizer a drenagem antes da cirurgia, sabe que será tranqüilo no pós operatório). O procedimento também é recomendado  quando o próprio sistema linfático está comprometido em seu funcionamento. Se a circulação da linfa estiver prejudicada por algum motivo, ela se acumulará. “Um dos casos mais conhecidos da aplicação bem sucedida da drenagem linfática é no pós-operatório da cirurgia plástica, contribuindo para um retorno mais rápido da forme e da sensibilidade das áreas operadas”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado.

 

O que a massagem faz é ativar o sistema linfático que fica logo abaixo da pele. Ele é formado por  vasos e mais de 400 gânglios. Tem como função principal transportar e absorver os líquidos que ficam nos espaços intracelulares, que no caso de cirurgia, essa quantidade é muito maior por causa do rompimento dos vasos e do soro fisiológico que muitas vezes é adicionado ao local para facilitar o trabalho da cânula de aspiração.
Antes e durante a sessão de drenagem linfática, os gânglios são pressionados para que consigam bombear os líquidos retidos nos órgãos excretores para purificar a linfa e enriquecê-la com os linfócitos – que são as células de defesa. E, só então, ela é devolvida à corrente sangüínea que será filtrado e irá para rins, bexiga e o líquido é excretado através da urina.
Beijo.

PS: Fernanda Grün Rosa é Fisioterapeuta Estética e atende na Spazio del Corpo, em Lajeado-RS.

Comentários

comentários

7 comentários

  1. Sim, Renata. Se você tem retenção hídrica, a drenagem linfática ajuda sim e é super indicada! Só não confunda com redução de gordura. A drenagem linfática associada à massagem modeladora, apenas ajuda a modelar a região tratada.
    Bjs

  2. Essa drenagem do pós da lipo dói demais!!! Sua barriga mesmo com 15 dias ainda tá sensível, daí vem a fisioterapeuta, enfia os dedos na barriga e você se contorce de dor. O pior da lipo é essa drenagem. Claro, depois de um mês sua barriga nem dói, mas antes disso, prepare-se para sofrer.

    1. Com ctz vc não fez a Drenagem com um profissional adequado querida. Pq a Drenagem pós operatória é feita com a ponta dos dedos e de forma muito suave e totalmente indolor. Se a sua doeu, certamente a profissional que vc contratou “fingiu” saber fazer ou vc é mais sensível que o normal!

Deixe o seu comentário!