Curiosidades Maquiagem Moda

Cosméticos: Empresas que NÃO Testam em Animais

14/06/2012
 São muitos os produtos que o mercado nos oferece, desde cremes (para mãos, corpo, rosto, cotovelos, joelhos, pés, etc), maquiagem (base, batom, blush, delineador, corretivo, etc), produtos para cabelo (shampoo, condicionador, creme pra pentear, para alisar, para ativar os cachos, etc)  produtos anti-idade, entre tantos outros.
Empresas que não testam em animais
E, muito melhor do que usar todos esse produtos para se sentir bem, é saber que suas marcas preferidas não testam os produtos em animais, prejudicando-os e fazendo-os sofrer.

Empresas que não testam em animais

Na última semana foi atualizada a lista com as empresas nacionais e internacionais que atestam NÃO usar experimentos em animais. A lista é originária de um documento enviado pelas próprias empresas ao PEA (Projeto Esperança Animal), sendo a lista das empresas internacionais atualizada pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals).
Empresas que não testam em animais

Conforme comunicado do PEA:

“Para que a empresa Nacional seja divulgada na lista da PEA de empresas que não testam em animais é necessário que ela encaminhe para nós um documento atestando não testar em animais. O documento está disponível Aqui e deve ser assinado por um representante legal. Esse compromisso formal, analisado sob a legislação brasileira, garante um certo conforto de que as empresas declarantes realmente não testam em animais. Uma declaração desse tipo, se fosse falsa, poderia gerar muitos transtornos para a empresa, respondendo inclusive por crimes contra o consumidor, propaganda enganosa etc”.

Confira aqui a lista com as empresas nacionais e internacionais.

UPDATE:
Algumas alternativas: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/#As Alternativas
+ infos http://www.peta.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx

Comentários

comentários

48 comentários

  1. Só deixo uma questão no ar. Se os produtos não são testados em animais são testados em quem?
    A medicina evolui muito neste século devido a teste em animais. Como por exemplo penicilina e até mesmo a insulina para diabéticos só puderem ser utilizadas graças a isso.
    Eu prefiro que animais morram a pessoas.
    Para mim esta lista é uma palhaçada.

    1. Palhaçada foi essa sua pergunta! Vá pesquisar e veja que existem outros meios de teste, usados por empresas grandes como por exemplo, a da embelleze !

    2. Existem inúmeros métodos substitutivos eficientes e eficazes que podem e já estão sendo usados nessa área. Isso sem falar dos modernos processos de análise genômica e sistemas biológicos in vitro, que vêm sendo muito bem utilizado por pesquisadores brasileiros. Sem falar que culturas de tecidos, provenientes de biópsia, cordões umbilicais ou placentas descartadas, dispensam o uso de animais. Vacinas também podem ser fabricadas a partir da cultura de células do próprio homem.

      No caso de medicamentos, quando chegam ao mercado, são os consumidores as primeiras cobaias de fato, independentemente da quantidade de testes conduzida previamente em animais. Somente os humanos podem exibir efeitos desejáveis ou colaterais na espécie para qualquer substância testada. A indústria vivisseccionista não apenas coloca em risco nossas vidas como impede que outras vidas sejam salvas.

      É um engano tão grave achar que estamos mais seguros com os testes em animais quanto pensar que eles só existem para nos servir.

    3. Só para constar, a informação dada no 1º comentário está errada. De acordo com a PEA, medicamentos citados anteriormente como a penicilina foram descobertos SEM a necessidade de testes de animais!
      Vou explicar… O organismo de animais não é igual ao de um humano, logo se sua descoberta fosse baseada em testes em animais teria resultado em efeitos erroneos no corpo humano (como aconteceu muitas outras vezes).

      São pensamentos individualistas como esse que constrói o mundo em que estamos hoje! Não sou uma ativista radical, mas acho que de vez em quando é legal nós pensar sobre nossos atos e os impactos diretos ou indiretos que estes causam.

      Parabéns pelo post.
      Laura

  2. As empresas que não testam em animais, apenas usam em suas fórmula componentes que já foram testados por outras empresas.
    É lei que os produtos sejam testados e se as marcas da lista não usassem produtos testados, não receberiam autorização para vende-los.
    É bom expor esse ponto para não prestar um serviço de desinformação as suas leitoras.

    Beijos,

    1. Mais lei diz que mau-tratar animais é crime? Nem tudo que é permitido é legal e nem tudo que é legal é permitido. Existe leis injustas , acredito que você como cidadão discorda de muitas. Por exemplo é crime comprar DVD pirata, voc^^e segue essa lei? Pense com carinho por favor!

  3. Eu acho isso de cruelty free total balela, afinal de contas tudo precisa ser testado, é lei.
    Como a Jeane Freitas disse, as que não testam usam componentes já testados, ou ainda, pagam para uma outra empresa que faça testes, ou seja, não tem pra onde correr.
    A não ser, é claro, que vc abandone a civilização, more no mato, pelado, coma plantas e beba água da chuva/rio/lago e morra na primeira pneumonia.
    Ah, e aposto todo esse pessoal também não toma remédio, porque né, todos são testados em animais, e seria uma completa hipocrisia da parte deles.

    1. Exite leis injustas afinal. Impostos autos e desiguais, Proteção ao politicos(foro privilegiado)e etç. Não precisa abandonar a civilização “ANÔNIMO” ,exite alternativas, foi provado cientificamente quem 98,99 % dos teste em animais não são eficazes e não trazem resultados e que existe alternativas. Então 1% justificar ? Se tem alternativas por não usá-las? Abraço e fica com DEus. caso seja cristão leia provervbio 12 10, caso não me desculpa pois respeito todas as religiões.

  4. Concordo com o anônimo, é uma grande hipodricisia já que se tem uma lei que regulamenta isso. Ou seja, estas empresas listadas na verdade estão terceirizando o “trabalho sujo”.
    E as alternativas no site do PEA não são nada eficiente, pois testes computacionais e mecânico não tão confiáveis.
    Eu vou criar o PTEP: “Pessoas para o tratamento ético de PESSOAS”

    1. MINHA QUERIDA! E você acha que testes com animais são 100% confiáveis é? VOCÊ SABE QUANTAS VACINAS FORAM TESTADAS EM ANIMAIS E OBTIVERAM RESULTADOS NEGATIVOS? MAIS UMA VEZ VÁ PESQUISAR AS OUTRAS ALTERNATIVAS!

  5. Sinceramente?
    Se é pra ser usado em pessoas, pq não testar em pessoas?
    Discordo totalmente do teste em animais, levando em consideração de que eles não sabem nem o que está acontecendo!
    Você gostaria de ficar trancado em um laboratório sua vida toda, só tomando medicamentos ou testando cosméticos e tendo diversas reações?
    Acho que deveria existir uma lei que dissesse: Os produtos que estão testados, ok!, podem continuar usando! Os que não estão, a partir de agora, só testa em pessoas!

    1. Exatamente Deborah,disse tudo! Me diz por que é preciso raspar um Beagle e colocar o composto químico do creme em proporções extrapolantes (Se no creme vai 1% eles pôe 50%)tipo ácido, para ver a “reação em grandes quantidades”. Ah, me poupe1 quem defende não tem ideia do que eles fazem!!! ESTUDEM e pesquisem mais!

    2. Comcordo!
      Na minha opinião deveria fazer nesses bandidos q só sabem fazer mal, assim se resolve dois problemas

    1. Uhum, esses animais, sejam para testes ou consumo dos carnistas… vivem como? Em campos de concentração, obvio. Somos todos nazistas para eles.
      O que faz os humanos pensarem que são melhores do que os não humanos?

    2. Luca, as pessoas se esqueceram que somos ANIMAIS, e que, diferente de nós o animal que esta na mesa de muitos, no batom de varias mulheres ou os animais que morreram sendo experimento para um teste de cosmético inúteis amaram seus donos ate o ultimo suspiro. Mas será que a gente amaria e seria leal para a pessoa que nos tortura?

  6. Reconheço que em algumas épocas os testes em animais foram necessários e trouxeram bons resultados, porém acho que hoje não tem mais essa necessidade, e sou contra, principalmente no que se refere a cosméticos.

  7. O teste em animais é apenas a maneira mais barata de conseguir o que se deseja. Há, sim alternativas para que os testes sejam realizados e sejam seguros para as pessoas. Mas os ignorantes ainda acham que somos superiores às outras criaturas e elas vivem em função de nós. Lamentável. Informem-se antes de falar bobagem.

    1. E agradeçam aos bichos, pois as pessoas da antiguidade observavam os animais para se guiarem e viverem. E hoje nós fazemos isso por pura imbecilidade, afinal vamos morrer e levar dollars no bolso.

  8. Me desculpem, Deborah, Julia e Babi, mas primeiro vocês deveriam estudar um pouco sobre o assunto antes de opinar…
    Testes em humanos são proibidos e de nada valem para testes científicos porque não tem como você saber a “procedência” desse indivíduo.
    Qualquer substância nova, mistura, combinação, que ainda não foi testada DEVE, por lei, ser testada e não há outro método eficaz, mesmo hoje, que não seja o teste em animais.
    Concordo com você Julia, no que se refere a cosméticos, porque cada tonalidade nova de algum cosmético tem que ser testada e chega a ser desnecessária tanta variedade de cores…
    Sugiro a vocês (e a outras leitoras) que vejam este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vWy_hziZYL8. Ele explica muito bem como são feitos testes em animais e é muito interessante.

    1. Oi Cammy, tudo bem?
      Obrigada pela contribuição, assisti o vídeo e em relação aos cosméticos é bem nessa, não tem pq testar ou criar coisas semelhantes as que já existem sendo necessários + testes.

      Pode parecer hipocrisia da minha parte mas vejo os cães/gatos de forma diferente dos camundongos. =/ E agora? 3,2,1 podem me julgar!

      Beijos.

    2. Oi Julia, obrigada pela sua resposta. Sim, eu também vejo os cães e gatos de forma diferente, mas os testes em animais são em maioria feitos em camundongos criados exatamente para essa finalidade. Testes em animais maiores são muito específicos e uma minoria. Como você viu no vídeo, o comitê de ética é muito rigoroso e não permite testes exagerados.
      Minha intenção aqui é só tentar esclarecer que esses testes não causam tortura nos animais e é bem diferente do que a maioria das pessoas pensam que é =/

      Beijos!

    3. Que eu saiba, Beagles são cachorros. E é neles que indústrias como Natura e Jhonson&Jhonson testam seus produtos. E os macacos? E os coelhos? Também devem ser sacrificados em nome da estética né?! (Nem é da ciência, para salvar outras vidas, é só para a vaidade).
      Ok, então não pesquise nem estude mais, senão vai descobrir que poderia ser seu poddle ou o seu gatinho que você ama.
      AFF

    4. Na verdade não é possivel saber 100% de um animal mesmo feito para laboratório. Sim o conhecimento na área da genética aumentou muito e muito desse aumento se da por conta dos animais. Mas não há como determinar cada “milito genético”, seja de um cogumelo, coelho ou ser humano. Além disso a maioria dos animais feitos para testes acabam apresentando diversas doenças por conta da quantia de químicas que acabou ingerindo, o que na maioria dos casos acaba em óbito. E sim a maioria das marcas de cosmético fazem testes em animais e existem vídeos na internet que mostra o quão torturante são estes testes e quanto coração de pedra tem as pessoas que estão fazendo o teste

  9. Claro que pensar em testes em pessoas também é crueldade, mas ao menos pessoas falam, dizem o que tão sentindo. E os animais, são obrigados a ficarem presos, aguentando a força as reações! Eles tem patas e corpo presos para não se coçarem, não fugirem, não morderem, enfim.

    Acredito que o que já foi feito, tá feito. O ideal é reaproveitar esses produtos/componentes já testados e criar outros produtos a partir destes. O problema é que a indústria no geral quer sempre mais, sempre querendo inventar mais e mais, trazer coisas novas e diferentes! Acho isso totalmente desnecessário!

    Mas acho que a discussão é muito válida, porém incentivar que continuem o uso/abuso de animais é estupidez e ignorância!

  10. Gente, prestem atenção no que a Julia escreveu, e no que a Babi escreveu também.
    Pode ser que tudo já tenha sido testado um dia, mas hoje não precisamos mais sacrificar um animal pra ter um rímel melhor, né, poxa! A questão é que talvez devêssemos dar preferência a uma empresa que não continua a fazer testes em animais para desenvolver novos produtos.
    Ah, e o site que você indicou está desatualizado!! É melhor olhar direto no site da PETA. A MAC e a Clinique foram retiradas da lista branca. Confere lá e faz um update qualquer coisa.
    bjos

  11. Vejam, é preciso pensar muito em relação a esse assunto.
    Deborah Medeiros, realmente, pq não testar em pessoas? Aposto que vc seria a primeira a se habilitar a essa situação, correto? Ou ainda, se tiver, mandaria também seus filhos, pais, avós…
    Desculpa, mas todo mundo é filho de alguém, tem família, e não iria querer se expor a uma situação dessas, e nem seus familiares.
    Existem sim cobaias humanas em alguns países, no caso da indústria farmaceutica, geralmente pessoas pobres, que se colocam nessa situação exclusivamente para poder dar algo para família, e até mesmo drogados e pessoas que não poderiam estar lá, e eu aposto que se isso fosse tão exposto quanto o teste de animais é, vc (e todo o mundo) também estaria se rebelando e dizendo o quanto é absurdo explorar os menos favorecidos, mas o fato é que se vc quer cobaias humanas vc só vai arrumar essas pessoas, pq se depender das que tem dinheiro suficiente para sustentar a si mesmo e a família, com certeza, não iria pra frente.
    Julia, também vejo camundongos de forma diferente dos outros animais testados, mas vc já parou pra pensar o quanto isso é injusto? Eu tenho certeza que, se fosse possível, testar tudo em baratas, formigas e aqueles ratos asquerosos de rua, ninguém diria nada, mas, veja, o que faz com que a vida deles tenha menos valor que a dos outros animais? Isso é injusto e hipócrita.
    Eu acredito que hoje com toda tecnologia possa ter outros meios de testes, mas acho que o mundo, ou talvez alguns países, não estejam preparados pra isso, pois com toda certeza isso iria deixar os produtos mais caros. A base que vc compra hoje por X, vc pagaria 3 vezes mais, senão mais, então imagine, aquela base meia boca que aquela pessoa que não tem muita grana compra hoje por 15 reais, amanhã terá que comprar a 45, e aí, onde fica a vez dessa pessoa?
    Enfim, desculpa o comentário gigante, mas voltei a comentar só para mostrar a extensão dessa discussão, são muitas coisas a considerar.

    1. Olha eu vejo baratas, formigas, humanos, pobres ou ricos da mesma forma: São seres que estão vivos, que tem necessidades e um papel no universo. E se eu sozinha pudesse ser testada para tudo me habilitaria, e no contrario do que você diz eu consigo me sustentar, assim como minha família que com certeza também se ofereceria.
      Se você pensar no mal que nós humanos fizemos a este planeta talvez um teste fosse pouco, mas hoje com a evolução que tivemos não precisamos destes testes. Em relação ao preço na verdade não tem porque subir, por exemplo, eu amo as sombra, pó e blush da marca que não comete estes teste a vult e nenhum destes itens passa dos 15,00 reis.

  12. Que bom você falar disso. Existem produtos finais não testados em animais mas, muitas vezes, os ingredientes já foram testados em algum momento nos bichinhos. Isso porque existem ingredientes que já são usados a muitas décadas e foram testados quando o povo não sabia muito de testes ainda e nem havia grande preocupação em utilizar métodos alternativos. Hoje eles já existem e já são muito usados. Mesmo que os ingredientes tenham sido testados você não está incentivando testes porque isso já ocorreu a muito tempo. Tem empresas que continuam no retrocesso porque investir em métodos alternativos não é la muito barato, mas a maioria já percebeu que não vale a pena continuar com testes tanto pela ética como pelo valor econômico visto que tem muita gente que boicota empresas que testam. Testes no Brasil são obrigatórios apenas para remédios e absorventes. Isso de “não tem como escapar de testes” é coisa la da China, literalmente. hehehehehehe

  13. Parabéns pelo texto. Acho excelente a iniciativa de falar sobre o assunto. Já deixei de acompanhar muitos blogs porque suas autoras incentivam o consumo de cosméticos de marcas que reconhecidamente testam em animais.
    Os cosméticos que eu uso atualmente são de empresas que não fazem testes. Se uma marca que eu gosto volta a testar (como aconteceu com a Avon, Urban Decay e L’Occitanne recentemente), eu passo a boicotar.
    Ao contrário de vc, eu não vejo diferença entre cachorros/gatos e camundongos, mas respeito sua opinião. Gostaria muito que nenhum animal sofresse em nome da vaidade humana. Mas enquanto isso não acontece, eu, como consumidora, uso minha voz pra protestar contra a crueldade, e se for preciso eu deixo sim de consumir produtos que gosto porque me recuso a financiar esse sistema absurdo.

  14. Muito importante a divulgação!
    Por mais que gostemos de produtos de beleza, não justifica o sofrimento de animais indefesos para atender à futilidade humana.

    Aos que não entendem ou julgam como hipocrisia, poderia ceder um de seus amados parentes para passarem por estes processos brutos e fatais sofrido por inocentes. Assim, vcs teriam uma garantia ainda melhor da qualidade dos produtos para humanos.

    1. Concordo plenamente com vc , anonimo que diz para que usem os parentes deles para ter certeza da qualidade dos produtos ao invés de usar animais, nada, nada justifica usar animais em testes, nem a vida, nem a morte dos seres humanos, nenhuma forma de crueldade deve ser imposta dos animais, é covarde, desumano, é maligno, enfim, nada de bom pode sair deste tipo de coisa, por isso tantas doenças começaram cada vez mais a aparecer, e violencias e desgraças ambientais, violencia entre os homens, falta de amor, de sensibilidade com os animais geram a lei do retorno universal, todos vamos sofrer horrivelmente por isso ainda.

  15. Tenho a solução para o problema, a principio porque testar nos animais se o produto vai ser usado em humanos??? então vamos testar em humanos si,. porque não? Temos presidios lotados de assassinados que podem muito bem ser usados para isso. São a escória mesmo. Resolve se o problema e ainda diminui o números de presos. Simples assim. Afinal os beagles são muito mais inocentes do que eles.

  16. Oi Juliana, td bem? Acabei de conhecer seu blog neste post, e já estou te acompanhando… sou totalmente contra testes em animais! também falo no meu blog sobre isso. e pra quem não sabe, existem empresas (e não são poucas), que usam meios alternativos para testes, e nem por isso, deixam de produzir bons produtos.
    São meios alternativos: produtos verificados quanto à segurança através de modelos de computador, in vitro (tubo de ensaio) ou em pele humana clonada, ou usando ingredientes já listados no registro da FDA de substâncias consideradas seguras. Portanto, não há a mínima necessidade de usar animais de maneira tão cruel. Parabéns pelo post! Bjinhos!!
    Dá uma olhadinha no post que eu falo sobre isso:
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/2012/09/lush-cosmetico-artesanal.html

  17. TESTES EM ANIMAIS ALÉM DE CRUEIS,SÃO COVARDES, SE OS PRODUTOS SÃO PARA HUMANOS QUE SEJAM TESTADOS EM HUMANOS E FIM DE PAPO, TA CHEIO DE GENTE QUE JA ESTÁ DOENTE E VAI MORRER DE QUALQUER JEITO, ENTÃO QUE VA SER COBAIA, E TAMBÉM OS ANIMAIS SÃO SERES VIVOS QUE NEM SABEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO, NÃO SABEM FALAR O QUE ESTÃO SENTINDO. A RAÇA HUMANA SERIA BEM MAIS CIVILIZADA MESMO, COMO ALGUÉM JA DISSE AI, SE MORASSE NO MATO E BEBESSE AGUA DA CHUVA E COMESSE MATO, PELO MENOS NÃO SERIAM RESPONSÁVEIS PELA DOR, PELO SOFRIMENTO DE SERES VIVOS TÃO INOCENTES, COMO ATÉ UM INSETO É…SE SÃO PRODUTOS PARA HUMANOS QUE SEJAM TESTADO EM HUMANOS, …JÁ PENSOU SE DEUS RESOLVESSE EXTINGUIR TODOS OS ANIMAIS DA TERRA DE UMA SÓ VEZ? O QUE SERIA DO CRUEL SER HUMANO HEIN? PROVAVELMENTE IAM COMEÇAR A COMER GENTE, POIS GOSTAM DE CARNE.

  18. Olá Meninas, é uma questão polêmica, mas para quem simpatiza com a causa, tenho uma loja de cosmeticos e maquiagens que trabalha com produtos não testados em animais. Desejos de Beauté. Bjs, Lili.

  19. Bem, acho que a questão não é de ética nem de hipocrisia (essa palavra virou moda sempre que alguém discorda de alguma coisa, mas tudo bem). Então, continuando, quem não se importa com os testes em animais, que use o que quiser. Quem se importa e prefere não usar, que não use. Cada um tem seus princípios e todos são livres para segui-los, reservando-se no direito de não serem xingados ou chamados de hipócritas. Xingar, ou tentar rebaixar alguém que pensa diferente de nós, não traz nada de útil, até porque, cada um dos comentários que eu li, mostram um lado da verdade, daquilo que realmente acontece. Tanto os que concordam, quanto os que discordam tem razão em alguma coisa, não por eu concordar ou discordar, mas por ser um fato ocorrido e inegável na história. Quantas ofensas desnecessárias por um tema tão pessoal. Expor opiniões diferentes é saudável, desde que não tente barganhar as opiniões alheias. Não vamos fazer de um debate, uma discussão, já que cada um age como e quer nesse caso, e ninguém vai mudar cabeça de ninguém, né? hehe É isso! Abraços.

  20. Produto para humano deveria ser testado em humano. Deveria ser listado todos as doses e componenentes permitidos para fabricação de produtos não sendo permitido fazer testes em animais. Assim como o formol nas escovas progressivas tem o seu limite para que usar mais?Os que são contra deverião ir as ruas manifestar, fazer com que seja divulgado em rádio ,tv,etc. Ainda tem muita gente que não sabe disso. Isso precisa de mais divulgação para que o povo se manifeste e as empresas sofram esse impacto. Não basta as redes sociais precisa-se de mais. Espalhar cartazes nas ruas, distribuir folhetos informativos, emfim muito mais para tentar abalar o reinado do crime das empresas,,,,,,,,,,,,,,,,,

  21. Apesar de respeitar as opiniões dos outros acho ridiculo ainda haver pessoas que acham que os animais devem sofrem para nosso beneficio… Existem outras formas de testar os produtos, existem alternativas, infelizmente as pessoas gostam sempre de escolher o caminho mais facil e, convinhamos, o caminho “menos dispendioso”.

Deixe o seu comentário!