Curiosidades Saúde

Dermacyd e o Movimento pela Saúde Íntima da Mulher (sim)

09/06/2012

 

A Dermacyd, marca de sabonetes íntimos me fez um convite no mês passado. Rolou um evento em SP, como eu moro longe me convidaram a fazer um vídeo com algum questionamento sobre saúde/higiene íntima. Bom, mesmo na corrida eu não deixei de participar, enviei minha dúvida que foi respondida pelo Dr. Jorge Forbes médico convidado e debatida com as apresentadoras Ana Hickmann e Astrid Fontenelle. Confere aí!

 

 

O encontro fez parte de uma série de eventos que visam discutir a saúde da mulher e motivar cuidados, é o Movimento pela Saúde Íntima da Mulher (SIM). 

 

No mesmo dia a Dermacyd lançou um novo produto, o Dermacyd® 24h, único sabonete líquido íntimo do mercado a oferecer sensação de bem-estar e proteção por até 24 horas.

 

Dermacyd
De acordo com a marca, sua fórmula contém ácido lático, lactoserum e BioEcolia®, um princípio ativo natural biosseletivo, que ajuda a preservar e estimular a flora benéfica em detrimento da flora patogênica (capaz de gerar doenças), auxiliando a prevenir a colonização oportunista de bactérias, prolongando o equilíbrio da região e a sensação de proteção e bem-estar por mais tempo.

 

As diferenças entre os sabonetes: Porque usar sabonete íntimo?

A região íntima demanda cuidado e atenção. É importante escolher os produtos corretos e ideais para a higienização. Há no mercado diversos tipos de sabonetes e inúmeras indicações.

O Sabonete Íntimo: a região íntima é bastante delicada e sensível, e os sabonetes íntimos são produtos testados, indicados exclusivamente para essa área. Segundo o Guia FEBRASGO, a melhor opção são os produtos hipoalergênicos, apropriados para a higiene íntima, que reduzem a chance de ocorrência de quadros irritativos. Deve-se dar preferência aos líquidos, com pH ácido (pH entre 4,2 e 5,6)1 e que produzam pouca espuma.

O Sabonete Normal: a maioria desses sabonetes tem pH alcalino, isto é, o contrário de ácido, que é diferente do ambiente natural da região íntima. Para se ter uma ideia da alcalinidade, os sabonetes líquidos comuns possuem pH entre 7 e 8, já os em barra ficam entre 9 e 10. Produtos desse tipo podem prejudicar a camada ácida natural e protetora da região, que serve como proteção contra germes que causam alergia e coceira1. O uso diário e contínuo desse sabonete pode irritar e agredir o ambiente sensível da região íntima. Além disso, sabonetes em barra, por estarem constantemente em contato com o ar, podem sofrer contaminações do meio externo.


O Sabonete Bactericida: os sabonetes bactericidas têm pH entre 11 e 12, isto é, são extremamente alcalinos1. Quando um produto desse tipo é usado na região íntima, a defesa natural é comprometida, deixando a região suscetível a micro-organismos e outras substâncias nocivas para o organismo2. Além disso, deve-se evitar produtos que contenham substâncias antissépticas (como triclosan e clorexidina) porque a higiene é apenas para remover resíduos e não deve atacar a flora natural da região íntima.

Vocês sabiam dessas diferenças? Beijo.

 + sobre sabonete íntimo:

 

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!