Curiosidades Dieta Saúde

#PlanodeVerão Qual é o problema em ser gorda?

19/01/2012
Ah, segurem as pedras meninas, esse título tá pesado, né? A palavra GORDA é pesada, principalmente para as mulheres. Há quem diga que não se importa em estar acima do peso, há quem realmente não se importa, se aceita, se acostuma… O significado e o peso que essa palavra tem varia muito de uma pessoa para outra.
Quando eu tinha 9 anos de idade, a pediatra alertou minha mãe de que eu precisava fazer uma “dieta”, pesava 40 quilos, apesar do peso não ser normal para uma criança dessa idade eu era alta em relação as outras coleguinhas, o que melhorava um pouco a situação – lembro da médica dizendo: – Julia, você tem sorte, se você tivesse a altura de uma criança da sua idade, seria um bujãozinho. – Essa foi a primeira vez que me deparei com restrições alimentares. E olha que eu nunca fui daquelas crianças que viviam comendo bolachinha recheada e refrigerante, aliás, refrigerante eu só tomava uma vez por semana, minha mãe nem comprava. Foi com 9 anos que descobri que ser gorda era um problema. 
Balança
Hoje, esteticamente, estar acima do peso ideal me incomoda… Não só a mim, acredito que 99.9% das mulheres que se encontram fora de forma gostariam de emagrecer. E 80% é daquele tipo: – Emagrece? Jura? Então me vê 10! Uma coisa louca. 
Mesmo que eu não me importasse em não entrar nas calças que me serviam em 2009, o fato de estar acima do peso aumenta consideravelmente as chances de desenvolver problemas cardíacos e outros problemas que eu definitivamente não quero pra mim. Outro problema é que na maioria dos casos(não, não todos) a auto-estima  nem no brejo mais está, foi além… Sumiu. Daí surgem casos de depressão, e como é que a maioria das gordinhas – eu me coloco nesse grupo –  reage a momentos difíceis? Comendo mais!  -Ah, já tô gorda mesmo! Não ligo!
Segundo minha nutricionista tenho que eliminar 4 quilos para sair do grupo de risco, os outros 10 que quero eliminar é para entrar nas velhas calças e massagear o ego. Aliás, ontem tive consulta com a Greice, minha nutri, conversamos muito, foi muito bom, eu ando me cobrando demais e ela me sugeriu ter mais paciência, desencanar um pouco. 
Apesar de todo nervosismo da última semana – que não tem motivo, ansiedade é meu sobrenome – consegui eliminar 1 quilo. Atualmente estou com 74 e 100 (OMG! Julia! Que horror!), sendo que quando me dei conta de que precisava fazer algo meu peso era 80 e 800. Minha coxa que media 64cm de circunferência foi para 60cm… o/ Isso me animou bastante. 
maçã
Não adianta, milagres não acontecem, é preciso ignorar o Doritos, é preciso entender que você não necessita de chocolate para viver! Pode até saborear um bombom de vez em quando, mas aquela história de sentar em frente a televisão com uma barra de chocolate, deve ficar no passado.
Por indicação das meninas que participam da página Plano de Verão lá no facebook, comecei a ler o livro Pense Magro, quem quiser, me envia um email? julia@frescurinha.com.br =) E o outro que foi dica da Mariana, leitora querida do blog, Magra? não. Gorda em recuperação que vocês podem baixar aqui a versão em PDF.
Vem comigo!
Beijo.
Julia

Comentários

comentários

95 comentários

  1. Oi, Julia!

    No começo do plano verão, eu achei bem legal. Fui na endócrino e comecei a fazer dieta.

    Num momento, descobri que sou viciada em doce, apesar de gostar muito de frutas… Chato isso.

    A cada ida na endócrino (ela é gente boníssima), eu ficava meio chateada porque não estava e nem estou no clima da reeducação.

    Não sei se você pode me entender, mas eu adoro³ cozinhar, ver as pessoas babando pelo que fiz e – sejamos honestas – por mais que comida saudável seja gostosa, nunca vai ser o prazer de eu mesma fazer o meu brownie. Sim, depois da dieta, descobri que gosto mais de planejar e fazer as minhas escapadas…

    Sabe o natal? Pois é, fiz chocotone, brownie, cupcake de nute,a panetone salgado… Um milhão de coisas.

    E mas últimas semanas venho me perguntado se eu realmente quero emagrecer e ser como era antes. Sinceramente não sei.

    Recentemente vi uma comparação entre a Nigella e a Gillian (aqui vai o link: http://migre.me/7AYbu) e sinceramente não sei se desejo ser uma pessoa que abre mão de muitas coisas boas que a vida nos dá em nome de uma dieta ou para voltar a vestir 40.

    Entendo que no seu caso tenha sido difícil engordar, mas para mim tem sido melhor. Claro que tenho recaídas e gostaria muito de não ter pneuzinhos nas costas. Nem sempre as coisas são perfeitas, ne? ^^’

    Tenho ainda muitas coisas que poderia falar, mas ficaria um testamento maior ainda… XD

    Beijo e boa sorte. =)
    Que você seja a Nigella magrinha e eu a gordinha… ^^

    1. Oi Cissa, não, a Gillian é neurótica, assim não dá pra viver. Eu sou da opinião que devemos comer de tudo, mas com moderação. Claro que enquanto não chego ao peso ideal é mais difícil, mas depois comendo de tudo, mas com moderação acredito que seja possível manter o peso. =)

      Fora Gillian! Tb não quero isso.
      E eu tb sou viciada em doces!!!

      Beijooo.

  2. Oi, Julia
    Também recebi os dois livros através do grupo Plano de Verão. Emagrecer, realmente, não é tarefa fácil. Mas deve compensar de alguma forma, né, nem que seja com a auto-estima subindo.
    O que precisamos ter em mente é “qual é o nosso objetivo”, ter foco, manter a calma e ter a certeza de que, uma vez ou outra, todo mundo quebra a dieta. É normal. Sem estresse, sem ansiedade. A gente não engordou da noite para o dia, então também não pode querer emagrecer da noite para o dia. É um trabalho de formiguinha, uma pedrinha após a outra.
    E os grupos de apoio, como o Plano de verão, ajudam muito, né? A gente percebe que não está sozinha, que há muitas pessoas na mesma situação que nós.
    Mas é isso aí, amiguinha. Força na peruca, fé em Deus e Spa (sparadrapo na boca) – rs.
    Beijinho.

    http://www.coisasdadeinhah.com.br

    1. Hahahahaha, SPAradrapo! Hahaha, adorei. É, acho difícil seguir a risca uma dieta, mas não é pq cometi um excesso hj que vou me punir comendo mais, ou desistindo… O que passou, passou, bola pra frente.

      O Plano de Verão ajuda mesmo, né? E noto que quando troco experiências seja no face ou aqui, fico mais motivada a seguir.

      Bora, né? =* Beijo grande querida.

  3. Oi Julia!
    Acredito que ser gorda não é saudável, pois podem surgir além dos problemas que vc citou outros.
    Claro que não dá pra viver de dieta!
    Em alguns momentos vamos cair em tentação, mas é melhor seguir a vida tentando controlar, do que mais a frente saber que está com um problema de saúde. Tudo é uma questão de escolha!
    Estou tentando emagrecer, mas não quero ficar louca com isso não rsrs Aos poucos chego (chegamos) lá!
    Bjs

  4. Oi! Minha história é muito parecida com a sua. Desde q me conheço por gente eu faço dieta ou RA. Qdo tinha por volta de 14 anos tinha cerca de 1,62 pesava 96kg… Hj além de estar mais alta emagreci 20kg. Já considero uma vitoria, mais ainda estou “fora dos padrões”. Estou semi-satisfeita, mais vivo no efeito sanfona. E hj cansei disso, quero chegar em um peso aonde possa chegar em uma loja para comprar uma calca jeans e ela passar nas minhas coxas e entrar numa boa. A luta de uma gordinha ou ex- gordinha para mim é como um viciado, um dia de cada vez e para sempre. Força, persistência, e nao sejamos tão rigorosos com nos mesmas.
    Ah!! Eu tbm gostaria do livro, meu email: camilla_mf@hotmail.com

  5. Oi vc pode me enviar o livro pensando magro?

    maurinesantos@hotmail.com
    ou
    yaseinotora@gmail.com

    sobre emagrecer para que:vc entrou em um ponto bom, mas ao mesmo tempo , oque é estar acima do peso?Não estou falando daquele limite entre o risco a saude ou não, mas estético mesmo.Exemplo, minha irmã é naturalmente magra , comoe q nem uma draga, 1,71 e tem 51 kg.Quando ela engorda 2, ela já reclama.( e não faz nada e volta para o peso!hahahahahha!). Eu já tive 53 kg para para 1,63, vestia 38 junto com a minha irmã e não gostava.Me achava muito magra. Hoje eu visto 42 e adoro.Acho q finalmente o interior corresponde ao exterior vamos dizer assim, e não voltaria para o 38 de jeito nenhum.Estou até barrigudinha(hahahahah!) sim, estou comendo muito errado, então quero fazer Ra.Mas independente de plano verão, carnaval e etc, a gente tem q ver a nossa vontade, o nosso gosto.Além da saúde, claro.Vejo que muita menina faz para se encaixar em determinado padrão, mas e vc? E seu corpo? A Christina Hendrix jamais vai ter o corpo da Bundchen.E as duas são lindas do jeito q são.

  6. Oiii Júlia!!Pra perda de peso ser saudável e você conseguir manter o peso,tem que seguir uma meta a longo prazo..Tem que ter muita paciência e determinação!!!
    Será que você poderia me passar esse livro??
    anabrito@live.de
    Beijos

  7. “Mas qquela história de sentar em frente a televisão com uma barra de chocolate, deve ficar no passado.”

    No meu caso, só em sonho mesmo. Nunca me dei esse luxo… rs!

  8. Oi Julia, tudo bem??
    Assim como você também tô na “guerra” contra a balança. Também Faço acompanhamento com profissional, tenho me exercitado mas às vezes parece que nada ajuda. Justamente por conta da maldita ansiedade e um adicional: hipotireoidismo.
    Mas vamos lá, desistir nunca”!
    E é lógico que super me interessei pelo livro..hiihi
    simonynobre@yahoo.com.br
    Beijão e sucesso pra gente.

  9. Quero muito ler esse “Pense Magro”, essa semana eu comecei minha dieta, e ta tudo dando certo, amém, mas preciso de umas dicas a mais hahaha Se puder me enviar, super agradeço 😉
    Bom meu email é rinaldi.bel@gmail.com
    Obrigada!

    PS: continue assim que vc vai conseguir! Adoro seu blog 😉

  10. Oi Ju…
    Também estou com o objetivo de chegar ao peso normal.
    Estou 5 kg acima do consideravel normal pra minha altura e confesso que tem que ter muita disciplina.
    Colocar o alerta pra te lembrar de comer aquelas frutas delícia, não olhar para os chocolates expostos nas padarias e mercados, ignorar convites de bar e outros eventos sociais pra não cair na tentação… parar de tomar uma bebidinha que amo!
    Mas vou conseguir. Quero emagrecer até minha formatura. Esse é meu objetivo. E vou conseguir! Seus posts me dão uma sensação de objetivo compartilhado e me animam mais!
    Queria que me enviasse o livro Pense Magro.

    Força e obrigada 🙂

  11. Quando eu tinha uns 9 anos também era cheiinha e alta, mas já era preocupante. Minha mãe me levou a uma nutricionista quando eu ia fazer a 1a comunhão, ou seria difícil encontrar um vestido, lembro que eu queria ficar igual a Thalía (sim era meu exemplo “tendêmçia”), óbvio que não consegui ficar com aquela cintura sem 2 pares de costelas (que até hoje não confessa, mas satiriza na música), mas foi com isso que tomei consciência. Atualmente não como besteiras, nunca fui de comer fora de hora, mas ainda não me sinto confortável com meu corpo, por mais que o IMC e as pessoas me digam o contrário. Mulheres nunca estão satisfeitas, é fato, mas cada um sabe onde toca. E ah sim, eu tb quero o livro. 😉 (ana_zilio@hotmail.com)

    http://herrogenetico.wordpress.com

  12. Julia, que bom que se animou!!

    E fico super feliz que a minha dica do livro contribuiu pra isso.

    Nem sempre a balança diz tudo… as medidas por vezes mudam bastante, sem a balança “se mexer”.

    Ahh e nada como a nutri pra levantar de vez o astral… e de vez em qdo dar aquela bronca que precisamos…rs

    Que legal que vc participa do plano de verão! Eu tbm estou lá!! rs

    PARABÉNS PELOS RESULTADOS, que com certeza são reflexos do seu esforço!

    Beijos…

    Mari =)

  13. Oi Julia!

    Eu amei o post! Na verdade eu nao acho que voce esta gorda hehehe

    Eu sou operada, ja tem um ano e 4 meses. Fiz reducao de estomago pq eu tinha problemas de colesterol e nas juntas rs

    Realmente era deprimente comprar roupas e tals e hoje em dia minha vida mudou RADICALMENTE!
    Consigo comprar qualquer roupa, e ate meu pe emagreceu rs

    Eu pesava 103 kg dia 22/09/2010. E hoje estou com 64. E muitas vezes me olho no espelho e penso: nossa, to gorda! HAHAHAHAHAAHHA

    Isso tem um nome: neura.com rs

    Quero esse livro ai pense magro…
    Apesar de eu nao conseguir comer o quanto eu comia antes (gracas a Deus) eu como besteirinhas ne? Todos comem! Mas vamos ver se consigo emagrecer mais um pouco.. Apesar de que sai da obesidade morbida a teempos e nao tenho desejo nenhum em voltar!
    So engordarei de novo quando eu ser mae e olhe la!! HAHAHA

    Vou add o projeto verao no face!
    Sou a @la_piquinininha do instagram rs

    Beijo beijo

  14. Olá Jú! Na infância, ao contrário de vc, não tive problema com a balança, tudo começou no meu início de namoro, depois de um ano de casada en gordei 20kg, acredite, sem perceber… Desde entáo luto e vivo no efeito sanfona. Hoje estou com uma endocrino e estou emagrecendo aos poucos…
    Me manda o livro por favor…
    Sou de Bh e amo seu blog.
    aazevedo.roberta@gmail.com

    Ana Azevedo

  15. Oi Julia!

    Leio, penso e sinto seu post com duas visões: de gorda e de psicóloga que sou (ainda bem que não se misturam:).

    Como gordinha, me sinto parte de mais pessoas, me sinto menos só nessa luta tão difícil!

    Como Psi, reconheço o quanto depoimentos como o seu fazem com que as pessoas se sintam mais acolhidas, assim como a Su gordinha tem se sentido! Faz um “pequeno efeito” de psicoterapia de grupo, permeada de depoimentos, identificações e motivação grupal!

    Parabéns e perseverança pra nós todas!
    Um abraço!

    Ah! E quero o livro também, por favor, suelenmborges@yahoo.com.br

  16. Oi Julia, sei muito bem o que é isso… estava bem acima do peso no meio do ano passado e resolvi que que precisava de ajuda, fui a nutricionista, emagreci 7 quilos até dezembro, estava entao com 65, mas chegou dezembro, festas, praia, me despreocupei um pouco com a dieta e pronto, recuperei 3 quilos novamente, é muito difícil para quem tem tendencia de engordar, a vigilancia deve ser permanente e as vezes enche o saco, estou sem motivacáo para recomeçar, me mande o livro Pense Magro, talvez me ajude!!!!
    aphessk@gmail.com

  17. Boa tarde, acabei de descobrir seu blog e gostei bastante… Estou criando coragem para começar uma nova dieta… e gostaria de receber os livros… moro em Portugal e estar longe das pessoas mais importantes pra mim, tem efeito direto sobre as minhas calças… Beijinhos grandes…

  18. meninaa, to atrás desse livro desde semana passada!
    Manda pra mim por favor?
    jess.vianac@gmail.com

    Já faz um tempo que vejo várias blogueiras entrando nesse Plano de Verão, mas não me animei a entrar (falta de tempo e preguiça mesmo), mas semana passada vi que uma das minhas calças jeans não fechava, e entrei em desespero! kkkk

    Começei a academia hoje e vou tentar mudar minha alimentação!
    Valeu pela dica do grupo no Facebook, já vou acompanha-las!

    beeijo

  19. Olá! Gostaria muito do livro. Estou de dieta desde 01/01. Nào tomo mais refri, não como mais pão. Só água, frutas, legumes, bolachinhas água e sal, coisas magras. Ja perdi 3 kg mas confesso que esta ficando difícil. Uma ajudinha seria bem bom! Obrigada Rochele
    ro-rocha@ibest.com.br

  20. Oi Julia

    Me identifiquei muito com seu depoimento…e fique firme..eu só me dei conta quando me vi 40 quilos acima do peso normal……..já eliminei 13 quilos com a ajuda do Vigilantes do Peso, em 06 meses…..faltam ainda 27 quilos…..e estou firme nesa batalha…adoraria receber o livro Pense Magro…..
    Obrigada!

  21. Julia,

    Fiquei curiosa em saber sua altura…
    Eu também tô tentando emagrecer, e nada melhor que começar em Janeiro, assim, quem sabe, a gente não entra nas roupas antigas até o Natal, né? ( #gordinhadadepressãofeelings)
    Eu tô agora com 80,8 kg, e tenho 1,65 cm de altura. Meu soooonho é chegar aos 63 kg ainda esse ano. Tudo uma questão de força de vontade, eu espero.
    Boa sorte pra gente, e se você puder me enviar o livro agradeço:

    joelmaalves3@hotmail.com

  22. Oi amada! adorei o seu blog! estou tentando fazer uma dieta… sei que realmente preciso! 🙁 não é nem a questão da estética e sim a minha saúde! Força pra vc… que DEUS TE ABENÇOE e acredite em vc, vai conseguir atingir sua meta… Assim pessoas como eu também vendo o seu esforço conseguiremos atingir a meta tão esperada!!!! beijos. lisbela_forever@hotmail.com esse é meu endereço de e-mai, quero o livro!!! obrigada mais uma vez!

Deixe o seu comentário!