Curiosidades Moda

A diferença entre Vintage e Retrô

02/01/2012

 

 Você sabe a diferença entre Vintage e Retrô?
Provavelmente você já ouviu alguém mais velho falando de como algo “atual” fazia sucesso “na sua época”. Volta e meia alguns elementos que há muito tempo já foram utilizados no mundo da moda/design retornam ao posto de queridinhos, o antigo vira atual. Ah, sim, o vintage! Ou seria o retrô?

 

Qual é a diferença entre Vintage e Retrô?

 

diferença entre Vintage e Retrô

 

diferença entre Vintage e Retrô

 

Vintage:
Sabe quando você pega uma peça lá no baú da vó ou da mãe? Uma peça que traz consigo todas as referências de uma época, se manteve conservada e você volta a usá-la? Essa é uma peça vintage.

 

Vintage é uma palavra relacionada aos vinhedos, a melhor tradução seria boa safra, algo como um lançamento que tem características especiais. Denominam-se também Vintage os vinhos do porto mais especiais que se caracterizam por ter a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois um vinho do porto não filtrado que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos.

 

Retrô:
 
Digamos que você vá ao lançamento de uma coleção de determinado estilista… Lá pelas tantas você percebe ou alguém fala que as peças trazem elementos, ou foram inspiradas na década de 60, por exemplo. Aí você tem peças retrô.  É como um relançamento de algo que já foi moda, ou seja uma peça nova com estilo e modelagem que remetem ao passado.
 
Retrô significa “para trás” ou “dentro após épocas”, resumindo, a moda retrô é uma releitura do passado, uma retrospectiva daquilo que já foi visto.

 


Confira também:

 
Fácil, né? A tv lá da imagem, é um eletrodoméstico retrô, foi lançado há pouco tempo, mas tem cara de “antiguinho”, diferente daquele rádio AM que sua mãe herdou e hoje decora a sala, esse rádio é vintage. =)

 

 

Comentários

comentários

31 comentários

  1. Adorei o post!
    Eu nunca soube a definação do que é retrô e do que é vintage. Agora ficou mais fácil diferenciar cada um. Post interessante 😀

    beijocas linda, feliz ano novo (atrasado) pra você!
    amomaisquechocolate.blogspot.com/

  2. Julinha super curti o post!
    Demais mesmo!
    Não sabia da diferença dessas duas palavras! Sempre as vejo sendo usadas como sinônimas e por isso acabei pensando que eram sempre a mesma coisa… mas tem uma boa diferença entre elas!

    Legal!

    Beijinhos!!

  3. Olá Júlia, estou criando um caderno de matérias na faculdade e gostaria de saber se posso estar utilizando este seu texto no mesmo. Colocarei os créditos. Aguardo resposta. :))

  4. Oi Julia, só mais um dúvida…estava entendendo super bem sua explicação, mas seu último parágrafo me confundiu.

    Vc. disse no anterior ao último:”…Aí você tem peças RETRÔ. É como um relançamento de algo que já foi moda, ou seja uma PEÇA NOVA COM ESTILO E MODELAGEM QUE REMETEM AO PASSADO….

    e no último você diz:
    FOI LANÇADO A POUCO TEMPO, MAS TEM CARA DE ANTIGUINHO, diferente daquele rádio AM que sua mãe herdou e hoje decora a sala, esse rádio é VINTAGE. =)

    A última frase não seria o que vc. disse no parágrafo anterior? Algo novo ou lançado a pouco tempo com cara de antiguinho que remete ao passado….este não é o retrô?

    grata
    Adriana

    1. Oi Adriana, sim, sim, isso mesmo. No caso, o Rádio AM que sua mãe herdou é antigo, provavelmente tem mais que 20 anos, logo é vintage. Se fosse um rádio com cara de antigo comprado em uma loja hoje seria retrô. =)
      Beijo.

Deixe o seu comentário!