Dieta Saúde

#PlanodeVerão: Uma lista para 2012

23/12/2011
Como vai a reeducação alimentar?  Final de ano tem sempre uma festinha aqui, uma comemoração alí e a gente acaba comendo mais do que o necessário… Aff.
 Mas não pode desanimar, tem as festas mas tem 2012 batendo na nossa porta e chorar o leite derramado, ou as calorias ingeridas não muda a situação. Como no final do ano é costume fazer “listas” – eu nunca faço, mas esse ano quero fazer – que tal aproveitar essa lista aí e melhorar os hábitos alimentares?
1. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e janta) e dois lanches SAUDÁVEIS por dia. Não pule as refeições, se necessário programe o alarme do celular para lembrá-la. =P Ficar sem comer só fará com que sua fome seja mostuosa na próxima refeição, sem contar que ao fazer a digestão tb perdemos calorias.
2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas) e tubérculos como as batatas e raízes como mandioca. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3. Coma diariamente pelo menos 3  porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4. Coma feijão com arroz várias vezes na semana. Esse prato é um a combinação completa de proteínas.
5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e uma porção de carne, ave, peixe ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, deixando assim o prato mais saudável.

6. Consuma no máximo, uma porção de óleos vegetais por dia, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menos quantidades de gordura TRANS.

7. EVITE refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Beba pelo menos 2 litros de água (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física pelo menos 3X na semana e procure evitar bebidas alcoólicas e o fumo.

Para começar 2012 com o pé direito.
Beijo.

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