Oleosidade Pele

Leite e Acne

29/06/2010
Como vocês já sabem, tenho a pele oleosa. Bom, há mais ou menos um mês resolvi fazer um teste, parei de tomar leite e diminui a ingestão de derivados para ver como isso afetaria a minha pele. Tudo bem que agora no inverno a pele não tem tanta tendência a acne e a oleosidade, porém, apesar do frio e do uso de ácidos receitados pelo dermatologista, surgem acnes guerreiras que ignoram o meu ódio por elas e alí permanecem.

leite
“LeiTE quenTE dói os denTE da genTE”.

Então, nesse um mês, substitui a ingestão do meu querido leitinho quente(com café!) que eu adoro, por chás ou simplesmente um cafezinho. Não sei se é só impressão, ou efeito placebo, mas achei que a oleosidade diminuiu, tanto que mesmo no “período mais crítico do mês” se é que vocês me entendem, a pele se manteve tranquila, até estranhei…

Então fui ao Santo Google pesquisar se existia ou não uma relação entre leite e pele acnéica. Aproveitando minha atual relação com o Google Acadêmico, graças ao meu TCC, encontrei alguns artigos que relatam a possibilidade do leite ter culpa no cartório quando se trata de acne.

De acordo com o artigo “Fatores etiopatogênicos da acne vulgar” (disponível aqui), a dieta pode sim influenciar na produção de sebo. Sim, é claro que a alimentação influencia na saúde da nossa pele, isso não é novidade. Mas gostei de saber que a teoria parece mesmo funcionar, no que diz respeito a ingestão de laticínios.

“Estudos observaram associação positiva entre ingestão de leite e derivados e ocorrência de acne vulgar em jovens. Isso poderia ser devido à presença de moléculas bioativas no leite (incluindo andrógenos e outros hormônios esteróides) e ao papel do leite no aumento dos níveis plasmáticos de IGF-1 (dada a presença dessa biomolécula no leite)”.

No meu caso parece dar resultados, mas é claro que isso não vale para todo mundo, né? Queria mesmo era relatar a experiência para vocês. Sabe-se que existem diversos fatores que podem provocar a acne. Sempre vale consultar o dermatologista.

Mudando de assunto, hoje entreguei minha monografia(TCC). Eeeeeee! o/ Agora é aguardar a banca, daqui umas duas semaninhas… =)

Beijo.

Julia Thetinski

Comentários

comentários

27 comentários

  1. Que lindo seu blog!!!! Acabei de descobrir!
    Comentando sobre o leite… no meu caso ele tem bem culpa. Por causa de uma pequena intolerância [à lactose]. Mas isso já é outra história…
    Vou voltar aqui mais vezes ok!?
    Beijos e ótima semana!

  2. Sabe que eu já tinha ouvido falar nisso também? Eu até tentei testar, substituindo o leite por leite de soja, porém não me adaptei.

    Um bom teste. Acho q vou retomar, mas dessa vez vou tomar suco de soja ao invés do leite de soja.

  3. mas Júlia…. era legal você fazer a retirada desse alimento depois de conversar com sua médica… afinal, o leite é fonte de cálcio e algumas proteínas, né? vc deve pedir a ela um substituto a altura para essas fontes já que está em idade bastante jovem!!! Café não tem cálcio e etc… ao contrário, tem cafeína que estimula o metabolismo e acelera a quebra das reservas desses “essenciais”…..
    Converse com ela sobre tudo isso!!!!!

    agora, invejei sua força de vontade amiguinha… rsrsrrs!!!
    Estou tentando cortar alguns supérfluos para perder uns Kgs e pra mim é um desafio!!!!!

    beijinhos!!!!

  4. Olá Júlia,

    Muito legal essa dica, eu não gosto de leite e nem tenho problemas com acne, graças a Deus. Mas tenho muitas amigas q enfrentam esse tipo de problema e se internam em dermatologistas, gastam horrores e a solução pode ser simples se elas seguirem essa dica q vc passou.

    Parabéns pelo post!
    Super beijos…

  5. “LeiTE quenTE dói os denTE da genTE”.

    Tirou um sarrinho de nós Curitibanos hein Julia?!! kkkkk

    Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso dos laticínios. E é interessante como coisas “tao bobas” pioram nossas queridas espinhas!
    Eu tomo bastante leite mas sempre desnatado…mas q seja, é leite do mesmo jeito e o efeito “colateral” deve ser igual.
    Vo fazer o teste a partir de agora….so vai ser dificil parar de tomar o meu leiTE quenTE com café todo dia =/

    bjocas

  6. Tenho a pele mega oleosa e vivo em briga com a acne. Com os tratamentos q a dermato indica consigo sobreviver. Detalhe: tenho intolerância a leite (nível leve). Desde q me conheço não bebo leite e tenho acne. A minha mãe diz q eu nem mamava !! Já eliminei chocolate, gordura, … e não vi resultado. A única coisa q se pode garantir é q má alimentação piora a nossa saúde e nossa pele, cabelo, unha, … Mas não é possível relacionar nada especifico com a acne. Hj estou com 40 anos e continuo cuidando da minha pele mega oleosa e com acne (sobcontrole).
    Joelma

  7. Oi Júlia! Sempre acompanho seu blog.
    Tbém tive a minha experiência sem leite. A minha nutricionista pediu pra eu substitui-lo por leite de soja, e já faz uns dois anos q eu fiz isso. Minha pele é oleosa, mas como eu tomo pílula, não senti diferença nela, mas minha rinite alérgica e dores de cabeça diminuiram significativamente! Existem vários estudos q mostram q o leite de vaca não deve ser consumido por humanos, pois pode causar vários efeitos maléficos. Vai ver vc descobriu o efeito q ele causava em vc!

    Beijos
    Lu

    @lfprado

  8. eu também tenho essa impressão, Julia. quando era mais nova, sempre tive algumas acnes persistentes – apesar de todos os cuidados tomados; há alguns anos, parei de consumir leite pq tive problemas estomacais, e notei que quase não tive mais espinhas… acho que dá pra fazer esse sacrifício por uma boa pele, já até me acostumei ao leite de soja 😉
    beijo!

  9. Oiiii Júlia!
    Adorei seu blog@
    queria comentar porque comigo acontece a mesma coisa, quando o leite acaba aqui em casa e eu esqueço de comprar minha pele fica bem melhor…estou até diminuindo a quantidade pra ver se fica sempre boa, mas confesso que não consigo ficar sem… 🙂
    beijooooos

  10. Nunca imaginei que o leite poderia aumentar a oleosidade da pele.
    Mas é tudo relativo mesmo, muda em cada um. Eu tomo leite a vida toda e sempre tive uma pele um pouco oleosa, mas sem espinhas. De um tempo pra cá que elas estão me importunando!…rs
    Valeu pela dica! 🙂

  11. Prefiro ter acne do que osteoporose… cortar o leite da dieta, e não providenciar um substituto, vai te trazer problemas de falta de cálcio, com certeza… melhor consultar um médico sobre isso (e o alerta fica para todas que já estão pensando em cortar o leite da dieta só pela beleza, esquecendo da saúde…)

  12. Olá!
    Não é o caso de cortar o consumo de cálcio, pode-se substituir o cálcio do leite através do consumo de alimentos como o brócolis que é rico em cálcio. Com certeza o acompanhamento médico é fundamental.

  13. “LeiTE quenTE dói os denTE da genTE”. hahahaha achei muito engraçado. Mas sobre o leite fiquei muito triste. Eu adoro tomar leite quente com nescafé. Tomo uma xicara de manha e uma a noite. Não consigo me imaginar sem. Será q minha pele poderia melhorar? ai ai ai

  14. Flor, fui ver um homeopata e ele pediu para eu parar de tomar leite e que com isso minha pele (acnéica) ia melhorar. Não deu outra, a pele melhorou muito, fiquei surpresa com o quanto. Fiz muitos tratametos e nenhum dava certo! Ele me disse que é pq os hormônios da mulher, que limpam o corpo, no meu caso, não são tão eficazes (de nhuma é,mas o meu é um pouco mais devagar rs) e que o que ajuda essa limpeza é o magnésio. Quando o leite entra no corpo o magnésio não consegue ajudar. Como se o leite o impedisse. Eu não entendo NADA sobre a química do corpo humano, mas como minha pele melhorou muito resolvi partilhar. Uma amiga minha tentou e não funcionou com ela, mas acho que vale a pena, pq eu tentei achando que não ia dar certo e deu muito certo! Estou pesquisndo mais sobre isso e se tiver notícias posso partilhar.
    Beijos,
    Helen

    helenflmoraes@hotmail.com
    helenitatata@hotmail.com

  15. OLA, TO MUITO FELIZ COM O QUE ESCREVEU SOBRE A ACNE E O LEITE. ONTEM LI UMA MATERIA NA REVISTA BOA FORMA FALANDO SOBRE ISSO. INFELIZMENTE TENHO ACNE DESDE OS 13 ANOS, ODEIO ELAS. LENDO SUA PUBLICAÇÃO CHEGUEI A CONCLUSÇAO QUE É O LEITE QUE ESTA PIORANDO MINHA ACNE. JA FIZ DE TUDO, JA PASSEI DE TUDO NO ROSTO, JA TOMEI ROACUTAM, AGORA VOU FICAR UM TEMPO SEM TOMAR DERIVADOS DO LEITE PRA VER O QUE ACONTECE. ADORO LEITE, BEBO LEITE E DERIVADOS VARIAS VEZES POR DIA. TEREI QUE CORTAR POR UM TEMPO, MAIS VAMOS VER O QUE ACONTECE E ENTRO AQUI PRA INFORMAR PARA NOSSAS AMIGAS, OBRIGADA, BEIJOS, FABIANA ROCHA, PALMAS-TO.

  16. Alo gostei muito doque li, sou homem to com 23anos e a 7meses a acne apareceu e ate hoje estou a combatela com dermo,sabonetes e tanta coisa acreditem cortando o leite e derivados,fritos,doces e o +importante STRESSS contribui mto na melhoria, prometi que quando estiver bom nunca vou gozar alguem que esteja a infrentar este mal que tira a auto-estima de qualquer um…Mas vamos confessar de tudo o calor nao ajuda..NAo vejo a hora do Inverno chegar

  17. Oi, adorei seu blog… E esse post sobre o leite é simplesmente um máximo, pois comigo acontece a mesma coisa, quando eu consumo leite ou algo que contenha surge espinhas, e quando não consumo minha pele fica super limpa. No começo pensei que fosse só impressão minha ou só eu que tinha isso. Mas fui pesquisando e fui vendo que isso acontece com varias pessoas também.

  18. Infelizmente descobri sobre o leite tarde demais….depois dos 40, bem que eu sempre tive cisma do bendito….o que é mais revoltante é que fui à vários dermatologistas e nenhum pediu sequer um teste de alergia….acho muita covardia por parte deles, porque eles sabem sobre isso. Até a bronquite que sofri por vários anos pode ter como causa o leite. Eu testei e a reação foi imediata, parou de sair acne…até com sorvete eu notei horas depois sair as “benditas” espinhas….

  19. Acabo de voltar do dermatologista, fui para ver se consigo melhorar a oleosidade da minha pele, que é enorme, daquelas que da vergonha mesmo, já tentei tudo e nada deu resultado, então decidi pagar 200 reais por uma consulta, onde achei que sairia de lá com a solução para o meu problema,
    Pois bem, o médico falou que não tem como tratar a pele oleosa, sério cara, deu vontade de dar uma voadora na cara dele, pqp, disse que isso é normal da minha pele e que vou ter que aprender a conviver com isso, sério cara, tô muito p da vida com o que eu ouvi, me receitou apenas um filtro solar anti oleosidade para melhorar o aspecto segundo ele, esse filtro solar custa em torno de 100 reais, poxa, 300 reais pra ver se melhora um pouco o aspecto da pele?
    Por favor, alguém me dá uma dica do que fazer
    Eu não tomava muito leite, nem derivados, mas mesmo assim sempre tive pele super oleosa, quando digo super, é super mesmo, daquelas que você passa a mão e ela fica grudenta, eu sinto minha pele do rosto tipo melecada de óleo

  20. 2 meses sem leite e derivados e minha pele se transformou! Ficou mais lisa e macia…
    A oleosidade, cravos e espinhas desapareceram… Até meus poros diminuíram. A caspa e a queda de cabelo tb melhoraram bastante.
    É realmente um desafio retirar esses alimentos, mas está valendo muito a pena!😀😀😀
    O que faz mal não é a lactose, mas os hormônios que a vaca produz.
    Essa deveria ser a primeira recomendação dos dermatologistas… mas perderiam metade da clientela. Fora a máfia da indústria farmacêutica, que abafa essa informação valiosa….
    Meu próximo passo é retirar da alimentação tudo que tenha trigo.

  21. Olá Júlia, este teu post é muito interessante, mas como já tem 8 anos, me interessei em saber como foi sua vida desde 2010, se você parou mesmo com o leite ou se voltou ao normal, se a acne voltou?
    Obrigada

    1. Oi Fabiana, acabei voltando, a acne teve altos e baixos com o passar dos anos. Ultimamente tenho evitado leite, não por conta da acne, mas por não ter muita vontade de consumir mesmo, mas tenho outros cuidados tb. Acho que reduzir o consumo tem relação com a redução da acne.

Deixe o seu comentário!